SóProvas


ID
840076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de estrutura e cultura organizacional, julgue o item que se
segue.

A hierarquia na organização surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. Não é necessário que haja dificuldade de coordenar ou motivar a equipe para que se crie hierarquia, mas iss é possível. Imagine que uma organização possua 1000 (mil) empregados. Como poderá uma pessoa só coordenar e motivar todas essas pessoas? Impossível. Como coordenar sozinho o setor de rh, financeiro, TI etc? Impossível. É mais que natural que conforme a organização cresça vá surgindo uma hierarquização do organograma.
  • Eu não sei qual o padrão lógico que o CESPE utiliza para este tipo de questão, mas parece que a assertiva diz que a hierarquia surge somente com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz. Tudo bem que a palavra "somente" não aparece na questão, porém a redação da mesma é bastante restritiva.
    De acordo com o gabarito, podemos interpretar a questão da seguinte forma, ou seja, reescrevê-la da seguinte maneira:

    "Um dos motivos do surgimento da hierarquia na organização é a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz".

    Mesmo assim, pra mim, não cola. Nas Forças Armadas, por exemplo, a hierarquia é algo intrínseco à organização. Da forma como a assertiva foi dada, a hierarquia soa como algo ruim.
  • MAS UMA QUESTÃO MAL FEITA NESSA PROVA DA ANAC....
    Eu concordo com o colega, acima, nós temos na cultura valores implíticitos... uma exemplo é o exercito, a hierquia que tem lá não é porque ocorre dificuldade na maneira de coordenar ou motivar.... mas sim porque é algo intrinsíco. Mesmo não participando do exercito, nós sabemos dessa hierarquia que tem lá.
    O comportamento dos outros individuos afeta no seu.... 
    ex: Vc trabalha na iniciativa privada, na pelaria de seu pai, nas horas vagas vc fala de futebol e mulher,seu pai é o dono vc conversa com ele normalmanete não precisa marcar horário nem nada. Porém um belo dia vc passa no banco central, o ambiente lá é outro, nas horas vagas não tem ninguém ( falando de futebol, festas e carro) para vc falar com seu chefe tem que marcar com a secretária...etc. Ninguém precisa explicar isso para vc.... vc vê no cotidiano.... vc vê que em uma repartição pública a linguagem é mais formal... ou seja, é um valor implícito... indepedentemente de dificuldade do gerentes de implementar a hierarquia.
     
     Porém o examinador deve ter abordado a teoria de Mc clelland.

    Mc clelland ele trabalha com a teoria das necessidades,e entre outras, ele aborda  a necessedidade de poder: Em  que através do poder  vc faz com que a pessoa tenha um comportamento, que em situações naturais ela não teria.... ou seja, é aquela liderança através do cargo. Manda quem pode, obedeçe quem tem juízo.











     

  • Eu penso que nas forças armadas existe uma hierarquia justamente para facilitar a coordenação. Acho que o colega deu um exemplo infeliz. A própria natureza do exército exige esse organograma verticalizado, porquanto enquanto a alta patente está pensando as estratégias, o estrato tático leva ao operacional os comendos que são executados por estes. 
  • Mozart, com a devida vênia, 
    O comentário do exercito não foi infeliz, olha só o que vc falou:
     A própria natureza do exército exige esse organograma verticalizado, ou seja, é exatamente o que o colega falou é algo intrínseco

     INTRÍNSECO - Que está dentro, que faz parte, ou seja, característica que lhe é peculiar. ...
    refere-se ao que está no interior de algo e que é essencial  para sua existência.
    É algo implícito que nem precisaria ser mencionado de forma expressa.
     



  • Concordo em gênero e grau com o exemplo do exército. Numa organização, seja ela qual fim tiver, a hierarquia não nasce da dificuldade de coordenação (talvez isso tenha acontecido muuuuuito no início da revolução industrial ou até antes, mas não nos dias de hoje), no meu entendimento a hierarquia vem muito mais de uma necessidade de organização, ou seja, ORGANIZAÇÃO e DIREÇÃO, até como processos administrativos. Imaginem só se a afirmação da questão fosse verdadeira, TODAS as pessoas do mundo que tem um trabalho formal e não são patrões de si mesmos, viveriam em conflito com seus chefes, pois estariam trabalhando sob regime de imposição moral somente pelo fato daquela pessoa ser seu superior hierárquico.

    A função hierárquica é advinda da necessidade de organização e direção de uma empresa, e não de conflitos.
  • Questão ERRADA! Conforme comentários de colegas de outros sites, esta questão  é no mínimo absurda!  
    "A hierarquia na organização NÃO surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados, até porque a simples existência de um gerente já subentende a existência da hierarquia. A hierarquia surge com a necessidade de definir linhas de comando e subordinação, facilitando a coordenação. Desta forma, o gabarito do item deve ser alterado para ERRADO."
    Idalberto Chiavenato, no livro Introdução a TGA (p.156ss),diz que há quatro princípios básicos da organização: DIVISÃO DO TRABALHO, ESPECIALIZAÇÃO, HIERARQUIA E AMPLITUDE ADMINISTRATIVA. Da divisão do trabalho surge a especialização. Outra consequência da divisão do trabalho é a hierarquia, pois além de uma estrutura de funções especializadas, a organização necessita também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe são subordinados. Daí o princípio da hierarquia: o princípio escalar. Então, o que leva ao surgimento da hierarquia é a necessidade de definir linhas de comando na organização. A coordenação possibilitada pela hierarquia, fazendo com que os funcionários percebam para onde podem crescer na organização, é que possibilita a motivação dos empregados. Assim, motivação é uma consequência da coordenação gerada pela hierarquia, e não que esta surja pela dificuldade de motivar os empregados.
    Fonte: http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=7746367&sid=7ed3c9409694600d47fd1df7b907c4bc
  • Hierarquia administrativa Para que os funcionários possam realizar eficientemente as suas tarefas e deveres existe a hierarquia administrativa. A função principal da hierarquia é assegurar que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz. A hierarquia administrativa refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adota para assegurar a realização das tarefas e o alcance de seus objetivos. Uma estrutura alta exige muitos níveis hierárquicos, enquanto uma estrutura baixa requer poucos níveis hierárquicos. A hierarquia administrativa é uma conseqüência da divisão do trabalho, ou seja, ela existe para assegurar que o trabalho distribuído entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado. É predominantemente um esquema de controle.
  • Pessoal, a banca pode até mudar o seu posicionamento por causa da comoção geral. Porém, entendo que a questão não diz que essa é a origem exclusiva da hierarquização. O que ela diz é que essa pode ser a sua origem, sendo isso altamente possível. Não sou um doutrinador da administração, mas esse é um entendimento bem acessível. No que diz respeito ao exército, penso que nada altera o que foi dito, mas apenas coaduna. Cabe ressaltar que essa é uma discussão muito saudável.
  • acho, tambem,  discussão bastante saudável para o aprendizado e seu amadurecimento. O que não é NADA saudável é o cespe fazendo questoes assim que nos levam a ficar "sambando"  pra descobrir a interpretaçao que eles querem que seja dada.
    enfim, sigamos na luta!
  • Dicas de prova:


    Julgue objetivamente as questões.

    Se limite ao que está escrito.

    Não invente ou acrescente idéias ou palavras que não existem no texto.

    Nem todas as questões são pegadinhas.
  • Dica de Prova, deixe item  de Administração Geral em branco.
    Pois no final 1 item errado tira 2 pontos do candidato, e um item em branco só deixa de acrescer 1 ponto na nota.
     

  • CARCEREIRO DF merecia 10 pontos. Pena que só posso dar 5. É melhor rir do que ficar irritado com esse tipo de questão altamente subjetiva.
  • Gostaria de saber, qual é o fundamento da banca para este gabarito, pois pesquisei e nao encontrei nada parecido. pelo contrário só reforçou o meu entendimeto de que o gabarito está errado.
    Vou citar somente um exemplo: A hierarquia é definida como MECANISMO DE COORDENAÇAO que define as relaçoes de supervisao existentes em uma organizaçao ou que define a quem cada indivíduo deve se reportar.
    Fonte: Ponto dos concursos- Professor: Rafael Encinas
    Obs: desculpem a falta do til, a tecla está ruim...rs


  • A hierarquia na organização surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz.

    Realmente a questão não nos reporta a um conhecimento pré-adquirido pois é muito subjetiva;porém eu respondi usando o seguinte raciocínio:

    Com o crescimento das organizações, em tamanho e complexidade, a tarefa dos gerentes passou a ficar muito dificil, são muitas decisões a serem tomadas por um indivídio que nao domina todo o conhecimento necessário frente a gama de processos e técnicas em grau sempre crescente. Por ele ficar cada vez mais "distante" dos diversos setores da organização, essa ampliação sempre crescente reduz seu campo de visão. Por isso surge a necessidade de estabelecer de forma mais eficaz a hierarquia agora bem mais descentralizada, permitindo que essa distribuição de funções deixe os responsáveis cada vez mais perto dos seus "coordenados".

    Creio que o principal benefício é a agilidade maior na tomada de decisões já que o tempo hoje pode ser amigo ou inimigo das organizações.

    Rumo à aprovação!
  • Colegas, tbm achei a questão errada no começo (e errei), mas depois de ver o comentário do nosso primeiro colega, vi que realmente está correta. 

    Dando uma pesquisada no livro Administração Geral e Pública para concursos - Chiavenato, tive mais certeza. 

    Pág. 360

    "Para que os funcionários possam realizar eficientemente as suas tarefas e deveres, existe a hierarquia administrativa. A função princípal da hierarquia é assegurar que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz" 
  • Gabarito: ERRADO. "A hierarquia surge da necessidade de definir linhas de comando e subordinação nas organizações, facilitando em muitos casos a coordenação e possibilitando a motivação quando funcionários percebem para onde podem crescer dentro das organizações"
    Fonte:
    Wendell Léo Castellano
  • EU acho que as bancas deveriam ser obrigadas a por nos editais os livros que se baseiam para elaborar as provas, isso evitaria um monte de recursos.
    Digo mais, é um absurdo elaborar provas com materias que nada tem haver com o exercício da profissão, por exemplo, é inaceitável que um advogado, que queira fazer um concurso, tenha que estudar administração, se isso nada tem haver com seu ofício, como também é inaceitável que um administrador estude direito processual civil para fazer uma prova de concurso, já que existe a função de administrador e a de advogado, dentra da estrutura da administração pública, e mesmo que não existisse, eles não estarão lá para fazer coisas que não estão descrita na lei que cria a função.
  • “A hierarquia na organização surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz.”
    Redação meio bizarra, por assim dizer, porque enxergo um problema lógico. Ora, se há “a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz”, então HÁ GERENTES. Então, SE HÁ GERENTES, JÁ EXISTE A HIERARQUIA. Assim, “a hierarquia na organização” (hierarquia já existente) NÃO surge, portanto, “com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz”, pois, como já dito, a hierarquia já existe porque existem gerentes.
    Vivendo e aprendendo com o Cespe...
    Vamos com força!
    Bons estudos e sucesso!
  • CORRETO

    Eu interpretei da seguinte maneira: se não vai na base do conselho, vai na base do chicote. por isso existe a Hierarquia.

    Bons estudos.
  • Concordo plenamente com nosso nosso colega Friedrich Wilhelm Nietzsche. Mas não se pode brigar com a banca, infelizmente...

  • Gabarito: Certo

    Daqui podemos inferir que a partir do momento que os Gerentes não agem conforme expectativa dos superiores hierárquicos, estes agem de ofício no sentido de normalizar fato que os tenha desagrado, passando por cima de uma decisão já expedida pelo subordinado.

  • Certo. Questão polêmica entretanto correta! Fundamentação: "Para que os funcionários possam realizar eficientemente as suas tarefas e deveres, existe a hierarquia administrativa. A função princípal da hierarquia é assegurar que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz" Idalberto Chiavenatto “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO.
  • Certo. Só pensarmos em uma amplitude de controle estreita na qual vários funcionários são subordinados a uma unidade de comando , e tratando-se de uma tarefa complexa que exige comunicação intensiva a hierarquia se torna fundamental.

  • Hierarquia existe em qualquer Empresa. A questão é se ela compreende uma amplitude de controle mais estreita ou não. Questão pessimamente formulada

  • Na boa, crueldade essa questão, hein? Se pensarmos que a banca colocou "hierarquia" no sentido de "aumento de verticalização", aí então faz algum sentido. O pior é que, numa prova de concurso, eu marcaria errada e ainda sairia pensando que acertei a questão de certeza. Kkk

  • A hierarquia existe para assegurar que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz.


    A verdade é que a Cespe deita e rola nessas questões de Administração Geral.

    Não há lei para embasar nossos recursos, tudo é doutrina, ponto de vista, subjetivo...

  • CERTO

     

    Não vejo motivo pra tanta polêmica. Inclusive, resolvi a questão lembrando da história bíblica, a qual conta que durante o período em que esteve no deserto, Moisés estava tendo dificuldade e fadiga ao tentar solucionar todas as questões que envolviam o povo. Então, seu sogro Jetro o aconselhou que escolhesse alguns homens capazes e colocá-los como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Assim, eles sempre julgaram as questões do povo, resolvendo as mais fáceis e trazendo para Moisés as mais difíceis. Portanto, surge, a partir da dificuldade de coordenar as pessoas de maneira eficiente e eficaz, uma hierarquia. Aliás, - só por curiosidade - segundo alguns mestres e doutores de Administração, a Administração é bastante antiga, remonta  ao antigo testamento, justamente quando Moisés liderava o povo de Israel em pleno êxodo do Egito. Logo, a Administração surge da mesma história bíblica.

     

    Fontes: Êxodo 18 - Bíblia

    Sindicato dos Administradores do Estado de São Paulo: http://www.saesp-sp.com.br/component/content/article?id=163:historia-e-ideologia-do-saesp

     

    Deus seja conosco!

  • Ótimo comentário da nossa amiga Hanlery Santos.

    Recomendo a todos uma lida em Êxodo 18, pois ajuda na compreensão do assunto, isto é, Estruturas Organizacionais.

  • Essa parte bíblica citada pela Hanlery Santos já foi questão do CESPE , vale a pena conferir !

  • Mais uma pra lista "eu odeio estudar adm!" haha, desculpe, desabafei!

  • Se ela surge para eliminar esse mal. Gabarito C

  • Errei por não interpretar corretamente. A resposta à questão é simples, é muito mais fácil ser responsável por apenas duas pessoas do q por 20, assim surgiram as estruturas hierarquizadas ou verticalizadas.. Assertiva CERTA

     

  • Excelente o  comentáro de "HANLERY S.S"

  • OUTRA CONSEQUÊNCIA DO PRINCÍPIO DA DIVISÃO DO TRABALHO É A DIVERSIFICAÇÃO FUNCIONAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. A PLURARIDADE DE FUNÇÕES IMPOSTA PELA ESPECIALIZAÇÃO EXIGE O DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO DE COMANDO, CUJA MISSÃO É DIRIGIR TODAS AS ATIVIDADES PARA QUE ESSAS CUMPRAM HARMONIOSAMENTE SUAS RESPECTIVAS MISSÕES. ISSO SIGNIFICA QUE, ALÉM DE UMA ESTRUTURA DE FUNÇÕES ESPECIALIZADA, A ORGANIZAÇÃO PRECISA - TAMBÉM - DE UMA ESTRUTURA HIERÁRQUICA PARA DIRIGIR AS OPERAÇÕES DOS NÍVEIS QUE LHE ESTÃO SUBORDINADOS. DAÍ O PRINCÍPIO DA HIERARQUIA: O PRINCÍPIO ESCALAR. A APLICAÇÃO DA HIERARQUIA SURGIU COMO UMA FORMA DE PREVENÇÃO ESTABELECIDA POR UM PLANEJAMENTO. O MESMO RACIOCÍNIO FOI APLICADO NAS INTITUIÇÕES MILITARES. LOGO, NÃO DEVEMOS LIGAR ISSO A UMA COISA RUIM. 

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • eita diabo! cespe terrivel

  • Pessoas motivadas: têm iniciativa, buscam fazer, são autônomas, dependem menos do chefe. A Teoria Y foca na motivação para trazer o funcionário pra dentro da empresa, para que ele se sinta feliz realizando o trabalho da mesma forma que acontece em atividades recreativas.

    Pessoas desmotivadas: não têm iniciativa, odeiam trabalhar, são procrastinadoras, só fazem se obrigadas. Necessidade constante de supervisão e controle. Teoria X, visão do Homo Economicus. Necessidade, portanto, de hierarquia.

  • essas questões de adm são mto subjetivas

  • Gabarito: Correto!

     

    Mudem a frase de ordem.

     

    "Com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz surge a hierarquia na organização."

     

    Percebam que se há uma dificuldade de coordenação e motivação dos empregados da para perceber que se trata de uma organização mais rotineira, com serviços mais repetitivos. Essas organizações tem empregados com essas qualidades. Então é mais adequado uma estrutura funcional com hierarquia para coordenar e executar os serviços ou produtos.

  • Quando se tem dificuldade de coordenar e motivar os funcionários, certamente se

    usa da hierarquia, para que as tarefas sejam cumpridas.


    Gabarito: certo.

  • O pior da questão, ridícula e ilógica, são os passadores de pano do Cespe. Esse lixo de questão não tem a menor possibilidade de estar certa. Se as porcarias dos gerentes existem é porque já existe o lixo da hierarquia.

  • Não sabia que hierarquia motivava pensei que fosse o contrário visto que organizações orgânicas que possuem poucas cadeias de comando, aumentassem a motivação. mas vida que segue carai
  • Pode passar pano quem quiser, mas pra mim essa não cola. Pena que quem manda é a banca, mesmo em questões absurdas assim.