SóProvas


ID
840091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de conceitos e princípios arquivísticos, julgue o item que
se segue.

Segundo o princípio de respeito aos fundos, primeiro princípio de classificação de documentos, os documentos devem ser agrupados de acordo com sua proveniência.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta

    1.1.  Respeito aos Fundos: é o princípio básico da Arquivologia.  Os documentos originários de uma entidade administrativa, corporação ou de uma família devem ser mantidos em grupos, segundo a natureza das respectivas instituições, constituindo fundos distintos.  É o conjunto de documentos relativos a um órgão produtor, é o acervo do órgão e, como tal, não pode ser desmembrado ou misturado a outros acervos.

    1.2.  Proveniência: determina que os documentos públicos devam ser mantidos separadamente no arquivo, segundo as unidades administrativas que os criaram, e não de acordo com a natureza das instituições.  Impede o reagrupamento dos documentos de diferentes órgãos por assunto quando são recolhidos ao arquivo público permanente.
  • Princípio da Proveniência => Respect des fond = respeito a ordem original. 
    Os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e às atividades da instituição que o acumulou.  Os arquivos de um fundo não devem se misturar a de outro fundo. 

  • Certo
    PROVENIÊNCIA -> A Proveniência é também conhecida por Princípio da Procedência ou Princípio de Respeito aos Fundos.
    Segundo este princípio, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo ( = conjunto documental).

    FONTE: Ponto dos Concursos. 
    Prof.: Renato Fenili.
    Deus abençoe a todos.
  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA:Fixa a identidade do documento, relativamente ao seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade da entidade produtora/ acumuladora em suas relações externas.
  • Princípio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturadoscom os de outra proveniência e devem ser conservados de acordo com a sua ordem primitiva, caso exista.Ele fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devemser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamenteresponsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.Os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade,dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.Neste sentido, os objetivos do Princípio da Proveniência se caracterizam por:- Garantir a preservação da ordem administrativa na organização dos documentos.- Manter a integridade administrativa dos arquivos de uma unidade.- manter o pleno valor de testemunho dos documentos.- favorecer a recuperação da informação
  • Proveniência ou respeito aos fundos:Visa fixar a identidade dos documentos relativa a seu produtor. Os documentos devem ser observados e organizados segundo a competência e as atividades da instituição ou pessoa produtora. Os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa. (As funções de criação, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação se fundamentam nesse princípio). Nas organizações, os arquivos compõem-se dos documentos acumulados no desenvolvimento de suas atividades, independentemente de terem sido produzidos e(ou) recebidos pela atividade fim ou pela atividade meio e do suporte material da informação.
  • Certo.

    Fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência. 
    O fundo pode ser:
    a) Aberto = recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade.
    b) Fechado = não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.

    Fonte: Renato Valentini. Arquivologia para Concursos. Página 132. 
  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa

    QUESTÃO CORRETA
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10 Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    O princípio básico da arquivologia que reúne todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivo em um fundo é conhecido como princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

    GABARITO: CERTA.

  • Acerto mais entro nos comentários pra ler os posts da Isabela, rs.

  • CORRETA!

    O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções. E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos,  é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.

  • Clássica questão do Cespe, ou Cebraspe, em que coloca uma afirmação ao lado de outra para confundir o candidato. Neste tipo de questão, as duas devem estar corretas para que a questão inteira também esteja.

    A primeira afirmação está dividida pela segunda, que aparece entre vírgulas. Contudo, esta afirmação está correta, pois a observância ao princípio do Respeito aos Fundos é a primeira característica que deve orientar a classificação.

    Também a segunda afirmação está correta, pois este princípio determina que os documento de uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outras instituições, pois isto compromete seu caráter probatório, e até retira a razão de existir do arquivo.

    Gabarito do professor: Certo
  • *** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.

     

     

    Princípios:

     

    Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

     

    Há dois tipos de fundos:

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos; 

    Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

    Organicidadeproduz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.

     

    Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

     

    Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

     

    Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

     

     

    Outros princípios:

     

    Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);

     

    Princípio da Territorialidadeos arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;

     

    Princípio da Pertinência Temáticaos arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

     

    Macete:

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência        ---> Sério isso cai em prova.

     

    --

     

    Fontes:

     

    - Estratégia Concursos;

    - Outras questões do CESPE;

    - Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).

  • RESPEITO AOS FUNDOS:
    – Os arquivos de uma instituição deverão ser organizados por FUNDO, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.

     

    Fonte: Qconcursos.

  • O princípio da proveniência/respeito aos fundos é realmente o primeiro princípio da classificação. Informação nova e que merece o nosso gavião, porque cai em prova.

    Nós também sabemos que os documentos devem ser agrupados de acordo com a sua proveniência, ou seja, o conjunto de documentos da instituição A deve ficar com a instituição A e o conjunto de documentos da instituição B deve ficar com a instituição B. Os documentos de A e de B não podem ser misturados entre si e, portanto, como afirma a questão, devem ser agrupados de acordo com a sua proveniência. Está vendo que com um raciocínio sistematizado a gente consegue visualizar o que a banca quis dizer?