SóProvas


ID
840133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.

De acordo com a administração científica, corrente que contribuiu para a consolidação da gestão de pessoas nas organizações, todo servidor tem necessidades sociais e econômicas que devem ser supridas pelas organizações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADA. Essa corrente enfatiza o Homo Economicus. A remuneração era a recompensa máxima e suficiente e era proporcional à produtividade. Não eram levadas em conta as necessidades sociais.

    Fonte: Professora Andréia Ribas.
  • As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:
    • Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
    • A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;
    • A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;
    • A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;
    • A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;
    • A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;
    • A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

    Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/

  • administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico  na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

    Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta depadronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dosadministradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

  • Abordagem Clássica de Henri Fayol - Ênfase na estrutura, HOMO ECONOMICUS. Olha a estrutura de cima para baixo.

    Escola Científica (Taylor ) - Ênfase no nível operacional, adm. vista como uma ciência. Olha a estrutura de baixo para cima.
  • Só complementando...
    A abordagem humanística da administração, foi a primeira a contribuir para a
    criação da gestão de pessoas nas organizações. Mas segundo Chiavenato,
    a sua completa consolidação foi com a "Era da informação".

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
    COM A ABORDAGEM HUMANÍSTICA, A TEORIA Administrativa passa por uma
    revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na 
    tarefa 
    (pela Administração Científica) e na estrutura orga­nizacional 
    (pela 
    Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou
    que participam nas orga­nizações. A Abordagem Humanística faz com
    que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com
    a organização formal e os princípios de Administração cedam prioridade para a
    preocupação com as pessoas e os grupos soci­ais - dos aspectos técnicos e formais
    para os aspec­tos psicológicos e sociológicos.

    Veja esse artigo sobre gestão de pessoas: http://administra-rh.blogspot.com.br/2009/11/cmo-surgiu-arh.html

  • A organização não, necessariamente, supre as necessidades sociais do indivíduo.

  • Administração Científica não liga para área social, o lance é o empregado trabalhar e a empresa lucrar!

  • A abordagem da administração clássica é oposta a abordagem humanista em múltiplos aspectos, entre os tais aquela destaca o homem econômico enquanto essa o homem social. 

  • Diogo Martins. eu li em um material que a abordagem cientifica eh que enfatiza o Homus Economicus. E vc colocou que eh a abordagem classica que da essa enfase. Inclusive a colega Angel Maria  diz que a corrente cientifica  enfatiza o Homo Economicus. Gostaria de tirar essa duvida. Alguem pode ajudar?


  • "...o ser humano era visto como "mão de obra", ou seja, fornecedor de força de trabalho que servia como apêndice da máquina."


    Prof. Carlos Xavier; Estratégia Concursos

  • Administração Científica - TAYLOR: Foco em Tarefas (estudo dos tempos e movimentos) - criou-se assim uma padronização do trabalho.
    Teoria Clássica - FAYOL: Foco nas Estruturas Organizacionais. Homo Economicus
    O contexto das duas teorias são semelhantes, porém, o foco é diferente.
    Fonte: Administração Geral Para Concursos - Rodrigo Renno - pgs. 1 a 29
    Espero ter ajudado. 


  • ERRADA! 

    A administração Científica não se preocupava com as pessoas, mas sim em encontrar um meio de padronizar a forma de trabalhar. A relevância sobre elas só predominou a partir da teoria das relações humanas. 

  • NA ABORDAGEM CLÁSSICA, O HOMEM ERA VISTO COMO "ECONÔMICO" EM RALÇÃO À MÃO DE OBRA. SOMENTE SE MOTIVAVA PELAS RECOMPENSAS MATERIAIS E FINANCEIRAS, E NÃO SOCIAIS COMO AFIRMA O ITEM.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  •  

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)

    O item está ERRADO.

     

    Não foi a administração científica, mas sim a Abordagem Humanística da Administração que transfere a ênfase dos estudos para as pessoas, integrantes das organizações.

     

    Com a introdução das relações humanas no ambiente organizacional, novas expressões começam a ser percebidas como de importância no repertório administrativo, dentre as quais podemos destacar: motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo.

     

    Enquanto a Administração Científica possuía a base de sua teoria firmada no conceito de homus economicus, para a Teoria das Relações Humanas a motivação econômica é secundária para determinar a eficiência do trabalhador; ou seja, por essa última teoria, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades. Assim, vigora na teoria das Relações Humanas o conceito de homem social.

     

    Gabarito: ERRADO.

     

  • A administração científica não se preocupava com necessidades sociais.

     

    O conceito desenvolvido nessa escola é o de homem econômico: é aquele movido por recompensas financeiras.

     

    Existindo essas recompensas, o trabalho se desenvolverá em meio a uma organização do trabalho.

     

    by neto..

  • A administração científica não se preocupava com necessidades sociais. O conceito desenvolvido nessa escola é o de homem econômico: é aquele movido por recompensas financeiras. Existindo essas recompensas, o trabalho se desenvolverá em meio a uma organização do trabalho.

    Prof. Vinicius Ribeiro

  • Quadrix/2019 Na administração científica, os cargos eram simplificados de modo que seria possível a admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores.