SóProvas


ID
840193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere à ética no serviço público, julgue o
próximo item.

A prioridade na realização de atividades, a qual se fundamenta nos critérios de urgência e importância, deve ser considerada pelo servidor público na organização de suas rotinas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que esse trecho do Decreto 1171 resolve esse questão:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • estranho....
    errei por ver que o servidor público não escolhe qual a prioridade, e sim deve ser levado diante de situações com mais demandas que outras! se lermos com calma a questão veremos que o servidor que escolhe....e na lei diz que a situação que resulta em prioridade...
    "A prioridade na realização de atividades,  deve ser considerada pelo servidor público na organização de suas rotinas."
    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
    confuso!!
  • Penso da mesma forma Rafael SS

  • Trata-se de questão que não se resolve à base de simples adequação literal a textos normativos, mas, ainda assim, não oferece maiores dificuldades, por ser absolutamente intuitiva.  

    De fato, nada há de incorreto em se afirmar que o servidor deve priorizar atividades que se revelem mais urgentes e importantes. É isso o que está sendo afirmado, por outras palavras, na assertiva ora comentada.

      Note-se:  a afirmativa não está dizendo que é o próprio servidor quem deve escolher quais atividades priorizar, baseado em suas próprias avaliações pessoais, livre de quaisquer parâmetros. Não. Fosse essa a afirmativa, estaria equivocada.

      A escolha das prioridades deve se dar com parâmetros objetivos - urgência e importância - o que, aí sim, está correto dizer.

      Resposta: CERTO 
  • Gabarito ''Certo'' fundamentado  conforme o comentário de Mateus Marques Decreto 1171. 

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • eu não entendi a lógica, se alguém puder iluminar, serei grata.

  • Segundo o artigo 69-A da lei 9784/99 que regula o processo administrativo em ambito Federal na sua função administrativa, alguns processos tem prioridade.

    Art. 69-A. Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado:           

    I - pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;            

    II - pessoa portadora de deficiência, física ou mental;             

    III –             

    IV - pessoa portadora de tuberculose ativa, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome de imunodeficiência adquirida, ou outra doença grave, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída após o início do processo.               

    § 1 A pessoa interessada na obtenção do benefício, juntando prova de sua condição, deverá requerê-lo à autoridade administrativa competente, que determinará as providências a serem cumpridas.          

    § 2 Deferida a prioridade, os autos receberão identificação própria que evidencie o regime de tramitação prioritária.              

  • o servidor não pode procrastinar certo? mas não é ele que escolhe o que é urgente e o que não é, ele executa primeiros os com maior demanda (provavelmente ele será informado do que é urgente)

    a questão ta meio bleh mas usando o bom senso consegui responder