SóProvas


ID
840196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere à ética no serviço público, julgue o
próximo item.

Caso o servidor público deixe usuários à espera de solução que compete ao setor em que esse servidor exerce suas funções, permitindo a formação de longas filas ou o atraso na prestação do serviço, esse servidor inflige grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;
  • Segundo o Decreto 1171, 
    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    Logo, a questão está correta.
  • não seria necessário deixar claro que é "deixe usuários à espera de solução" sem justivifativa, para q íten esteja correto?
  • Gab: CERTO
    REGRAS DEONTOLÓGICAS 
    Considerando que o Direito retrata o mínimo de moral para que o homem viva em sociedade e a deontologia dele decorre posto que trata de direitos e deveres dos profissionais que estejam sujeitos a especificidade destas normas, forram estabelecidas regras profissionais para o Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, por meio do Decreto n.° 1.171/94 – Código de Ética.


    Bons estudos!!!
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
      Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
     
    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
    CAPÍTULO I
    Seção I
    Das Regras Deontológicas
    (....)
    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
    (....)
  • correto

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
    Das Regras Deontológicas

    X - Deixar o servidorpúblico qualquer pessoa à esperade solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • Gabarito Certo!

    Aos que ficaram na dúvida sobre o significado da palavra: 

    Inflige
    Impor ou aplicar pena, castigo, repreensão.
    http://www.netdicionario.com.br/inflige/
  • Já e a 123747382 vez que vejo esse texto em questões do CESPE, fiquem ligados!

  • A descrição fática contida no enunciado se acomoda, com perfeição, ao disposto no item X do Decreto 1.171/94, incluído nas regras deontológicas, que assim estabelece:  

    " X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos."  

    Correta, portanto, a assertiva, sem maiores dilemas.  

    Resposta: CERTO 
  • Galera,seguinte:

    - Decreto 1.171/94
  • É muito engraçado: o governo contrata pouco, paga mal e ainda por cima joga a culpa no coitado do servidor. Parabéns! Isso é que é ética!

  • X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.  


    Princípio da Eficiência: da conduta do servidor e do atendimento prestado cabe analisar se houve:


    --- > Atitude contra a Ética;


    --- > Ato de desumanidade;


    --- > Grave dano moral aos usuários.


    Princípio segundo o qual o Governo deve atuar com eficiência, é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social.


    CF/88 - Art. 5º - LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.


    Espera em filas em repartições públicas.


    O serviço público adequado é aquele capaz de satisfazer as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na prestação e modicidade das tarifas, conforme art. 6º, § 1º, da Lei 8.987/1995. 


    Exemplo na forma da lei, inclusive para servidores de Bancos do governo.


    Segundo a legislação vigente (Lei nº 9.857/12, art. 1º, § 1º), o consumidor tem como comprovar o tempo de espera via bilhete de senha, onde constará impresso mecanicamente com o horário de recebimento da senha. Importante, também, apesar de não estar na legislação, que o consumidor requeira, após o seu atendimento, que o funcionário do banco fixe, mecanicamente, o horário do término do atendimento, não podendo se negar a determinado pedido. Se assim não fizer, de acordo com a lei, o cliente anotará o horário efetivo do atendimento e caberá, então, ao Banco comprovar o contrário, ou seja, que atendeu dentro do tempo limite, uma vez que responde independentemente de culpa (art. 4º da Lei nº 6.226/00) e por conta da inversão do ônus da prova pelo qual é obrigado a se submeter (art. 1º, § 2º, da Lei nº 9.857/12 e art. 6º, inc. VIII, do Código de Defesa do Consumidor – CDC) - Responsabilidade Objetiva.

  • Certa
    Decreto 1.171

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

     

  • Alguem apresenta esse código pro pessoal do DETRAN por favor!

  • Não só ao detran Jean, como também a quase todos orgãos públicos.Esse codigo de ética é uma verdadeira piada quando confrontado com a relidade de nosso país. 

  • LONGAS FILAS,  sempre considerar três quesitos para o usuário do serviço público:

    * ato ANTIÉTICO;

    * DESUMANO;

    * GRAVE DANO MORAL.

  • NA TEORIA TUDO É LINDO!!!!!!!!!

     

    #vamosquevamos

     

    RUMA Á NOMEAÇÃO

  • E se for problema de sistema? como o servidor poderá ser responsabilizado?

  • Eu acho que a questão tinha que deixar claro se o servidor deixou com dolo ou não.

  • a questao ta correta. aagora, caso nao tivesse GRAVE , aparecesse somente o DANO MORAL. a questao estaria errada??