SóProvas


ID
840541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando o quadro de conflitos na Síria, iniciados em 2011,
julgue os itens subsequentes.

O conflito na Síria inaugurou o processo histórico conhecido como Primavera Árabe.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 


    O CONFLITO SE ORIGINOU NA TUNÍSIA E NÃO NA SÍRIA , APESAR DE SER NA SÍRIA QUE AS MANIFESTAÇÕES FORAM MAIS NUMEROSAS .

    NA PRAÇA "TARHI" (NÃO SEI ESCREVER KK) , UM JOVEM ATEOU FOGO EM SEU CORPO COMO MODO DE MANIFESTAÇÃO - POR MEIO DE REDES SOCIAIS - O POVO SE REVOLTOU COM A CENA E PROMOVEU UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNO DITADOR , FATO ESTE QUE TEM GERADO VÁRIOS CONFLITOS .
    ESSE PERÍODO DE CONFLITOS , INCIADO EM 2011 E QUE PERDURA-SE ATÉ OS DIAS ATUAIS , É CHAMADO DE PRIMAVERA ÁRABE .
  • Gabarito errado

    Início - Na Tunísia Zine El Abidine Ben Ali, o primeirochefe de estado a ser deposto em janeiro de 2011.

    Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano ateou fogo ao próprio corpo como forma de manifestação contra as condições de vida no país que morava. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria vida, daria consequência ao que, mais tarde, viria a ser chamado de Primavera Árabe. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidenteZine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987



  • Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

    Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

    Ditaduras derrubadas A onde de protestos e revoltas já provocou a queda de quatro governantes na região. Enquanto os ditadores da Tunísia e do Egito deixaram o poder sem oferecer grande resistência, Muammar Kadafi, da Líbia, foi morto por uma rebelião interna com ação militar decisiva da Otan. No Iêmen, o presidente Saleh resistiu às manifestações por vários meses, até transferir o poder a um governo provisório. A Síria foi o único país que até agora (12/03/2012) não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.

    Transição para as novas democracias Tunísia e Egito realizaram eleições em 2011, vencidas por partidos islâmicos moderados. A Tunísia é apontada como o país com as melhores chances de adotar com sucesso um regime democrático. No Egito, os militares comandam o conturbado processo de transição, e a população pede a sua saída imediata do poder.

    Geopolítica árabe Os Estados Unidos eram aliados de ditaduras árabes, buscando garantir interesses geopolíticos e econômicos na região, que abriga as maiores reservas de petróleo do planeta. A Primavera Árabe põe em cheque a política externa de Washington para a região. A Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita e pelo Catar, assume um papel de destaque na mediação das crises e dos conflitos provocados pela Primavera Árabe
  • Imagens, notícias e vídeos:

    http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe

    Bons estudos!
  • Como disse meu professor :
    A Primavera Árabe começou "Ben Ali'' na Tunísia...
    Referindo-se ao ex presidente da Tunísia Ben Ali e o primeiro país da África do Norte a iniciar a Primavera Árabe.
  • Essa Primavera Árabe só surgiu pra me atrapalhar. Erro tudo relacionado à ela. Puts!
  • Klaus Serra!!!! Pra que isso cara!!!

    Deixa de criancice, pois vc tem potencial pra muito mais.


    Agora mudando de assunto, deus queira que nas próximas provas do CESPE venha algo sobre o movimento "O Gigante Acordou" (Referente essa onda de manifestações aqui no Brasil durante a Copa das Confederações 2013.


    Vamu que vamu!!!
  • Que estranho, não vi nada de errado com o comentário do cronista Klaus Serra, aquele ali de cima... 
  • A Primavera Árabe teve início na Turquia com a Revolução de Jasmim.