SóProvas


ID
840544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando o quadro de conflitos na Síria, iniciados em 2011,
julgue os itens subsequentes.

As principais causas do conflito atual na Síria incluem a derrubada do regime ditatorial de Bashar al-Assad, no poder desde 2000, e a luta por direitos civis.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa do CESPE:
    A redação do item é ambígua, motivo pelo qual se opta por sua anulação.
  • A redação da questão afirma que é causa do conflito atual na Síria a derrubada do regime ditatorial de Bashar al-Assad. Não pode ser causa de algo, um fato que não ocorreu. A redação da referente questão traz a ideia de que a derrubada do regime de Assad levou ao conflito na Síria. O que está errado. O presidente Bashar al-Assad ainda está no poder. Outro fato que justifica o erro da questão é que não foi o pleito pela derrubada do regime que impulsionou a revolta, ou seja, o que causou o conflito não foi a intenção inicial de derrubar Assad, mas sim a desproporcionalidade adotada pelo governo em resposta a protestos por mais democracia. 
    Segundo consta no portal de notícias da globo (acessado em 23/10/2012), o conflito na Síria teve início: “Em março de 2011, um ato em Deraa (sul) pedia mais democracia no país. O governo respondeu com dureza. A repressão impulsionou outros protestos pelo país” "http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/10/rebeldes-enfrentam-forcas-de-assad-para-tomar-base-militar-na-siria.html" . 
    O site terra traz em matéria sobre o conflito: “O protesto reivindicava maior liberdade e democracia na Síria, mas não a renúncia do presidente Bashar al-Assad. A manifestação, pacífica, foi brutalmente interrompida pelas forças do governo, que abriram fogo contra os opositores, matando quatro pessoas. No dia seguinte, em meio ao funeral das vítimas, o governo sírio fez uma nova investida contra os moradores de Deraa, causando a morte de mais uma pessoa. A reação desproporcional do governo acabou por impulsionar o protesto para além das fronteiras de Deera” (Retirado de "http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6001490-EI294,00-Entenda+o+conflito+na+Siria.html em 23/10/2012") 
    A redação do item está confusa, gerando ambiguidade e possibilitando interpretação diversa da escolhida pela banca, por isso foi anulada

    Fonte: http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=7599524&sid=223123032fb81a0cd9a6834a1b503314