-
Errado. O ex-secretário era o mediador, porém deixou a missão no dia 02/08:
Kofi Annan abandona mediação do conflito na Síria, diz chefe da ONU Do G1, com agências internacionais
O mediador da Liga Árabe e da ONU para a crise síria, Kofi Annan, está deixando a missão, informou nesta quinta-feira (2) o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Ele sai no final do mês, segundo Ban, que disse sentir "profundo pesar" pela decisão, em meio ao aumento da violência no país em crise.
"O senhor Annan me informou e ao secretário-geral da Liga Árabe, senhor Nabil Elaraby, de sua intenção de não renovar seu mandato quando ele expirar em 31 de agosto de 2012", disse o comunicado.
Ele e Elaraby estão discutindo um sucessor, segundo o texto.
Annan, que ocupava o cargo especial desde 23 de fevereiro, havia proposto um cessar-fogo entre o regime do presidente Bashar al Assad e rebeldes que tentam derrubar o governo, mas os atos de violência, de lado a lado, continuaram apesar de seus esforços.
O plano de paz de Annan, de seis pontos, previa, sobretudo, o fim dos combates entre governo e oposição armada e uma transição política.
'Falta de apoio'
Annan afirmou que apresentou sua renúncia porque não recebeu todo o apoio que a causa merecia.
Fonte: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/08/kofi-annan-desiste-de-mediar-crise-na-siria-diz-secretario-geral-da-onu.html
-
Complementando:
Cairo - Os secretários gerais da ONU, Ban Ki-moon, e da Liga Árabe, Nabil al Araby, chegaram a um acordo para nomear o diplomata argelino Lakhdar Brahimi como próximo mediador na Síria, informaram fontes da organização pan-árabe.
De acordo com as fontes, os dois conversaram diversas vezes e decidiram que Brahimi é o mais indicado para substituir Kofi Annan no cargo. A nomeação do novo mediador, no entanto, só será oficializada após as festividades mulçumanas de Eid ul-Fitr, na semana que vem.
Arabi e Ban analisam a questão desde que Annan renunciou ao cargo em 2 de agosto devido à crescente violência e divisão da comunidade internacional, que na opinião do diplomata fazem com que um diálogo na Síria seja impossível.
Brahimi, de 78 anos, foi chefe da diplomacia da Argélia entre 1991 e 1993 e posteriormente ocupou diferentes funções na ONU, como representante especial para o Iraque e o Afeganistão, entre outras responsabilidades.
Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/onu-e-liga-arabe-escolhem-novo-mediador-da-siria
-
Mais informações sobre Kofi Annan
Kofi Atta Annan (nascido em 8 de abril de 1938) é um diplomata de Gana. Foi, entre 1 de janeiro de 1997 e 1 de janeiro de 2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. Annan e as Nações Unidas foram co-receptores do Prêmio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seu povo.
-
O ex-secretario da ONU era o mediador da liga Árabe. Lembre-se que cinco meses depois de assumir a mediação do conflito na Síria, o enviado especial da Liga Árabe e da ONU, Kofi Annan, renunciou ao cargo por não concordar com o andamento das negociações.
http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/10/22/gabarito-ibama-atualidades-comentado/
-
Leitura complementar:
http://www.brasilescola.com/geografia/conflito-na-siria-primavera-que-nao-consegue-se-estabelecer.htm
Bons estudos!
-
Lakhdar Brahimi é um político e diplomata argelino e oficial da ONU.
Atualmente ele é o mediador oficial da ONU na guerra civil da Siria.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lakhdar_Brahimi
-
Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, é o atual mediador da Liga Árabe
e também da ONU para os conflitos na Síria, entre o regime do
presidente Bashar al-Assad e os rebeldes que querem destituí-lo do
poder. ERRADO!
"Diplomata argelino é novo mediador internacional para a crise da Síria
Lakhdar Brahimi já foi ministro de relações exteriores de seu país.
Ele sucede Kofi Annan"
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/08/diplomata-argelino-e-novo-mediador-internacional-para-crise-da-siria.html
-
Atualmente é o Staffan de Mistura.
http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=48244#.VFqnQvnF_kV
-
"O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, destacou nesta quinta-feira os esforços de Kofi Annan como mediador internacional para a Síria e disse que começou a analisar com a ONU os possíveis candidatos para sucedê-lo no cargo. Annan renunciou nesta quinta-feira de seu trabalho como enviado especial para a Síria das Nações Unidas e Liga Árabe após chegar à conclusão que nas circunstâncias atuais uma saída política para o país é impossível. O ex-secretário geral da ONU entrou em contato por telefone com Arabi para comunicar sua demissão, que será efetivada a partir do próximo dia 31. O secretário-geral da organização pan-árabe disse aos jornalistas no Cairo que Annan afirmou durante a conversa que a mediação não tinha dado frutos por causa da 'falta de flexibilidade do governo sírio' e pelo 'fracasso do Conselho de Segurança da ONU em enfrentar suas responsabilidades', entre outros motivos." https://exame.abril.com.br/mundo/liga-arabe-procura-sucessor-de-annan/ 02.08.2012