-
Questão errada!!
O Código de Ética não fala em administradores públicos, somente em servidores públicos. DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
| Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. |
-
0 PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, e ainda tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituição, bem como nos arts. 116 e 117 da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e nos arts. 10, 11 e 12 da Lei n° 8.429, de 2 de junho de 1992,
DECRETA:
Art. 1° Fica aprovado o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, que com este baixa.
-
Não tem nada a ver essa afirmação.
A ética pública dedica-se em tornar o serviço público mais correto, moral, eficaz, eficiente e efetivo. Com a finalidade de guiar os servidores para melhor atender a população, respeitando o interesse público.
-
A ética é individual, atuando estritamente sobre Servidor Público, provocando sua lipidez, honestidade, moralidade e probidade.
Usando no seu escopo de direitos e deveres que estes deverão resguarda-los, afim de não serem penalizados com censura e sobre a ótica de X doutrinadores à advertência.
Bons estudos... SUCESSO!!!
-
Resposta: errado --- Da forma como está escrito na questão, podemos pensar que a ética se dedica aos problemas coletivos de maneira geral (de saúde, trabalhistas, etc) o que extrapola muito o que diz o D 1171:
Seção I
Das Regras Deontológicas
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
-
Acho que o que está errado é que não são os problemas DOS SERVIDORES E ADM. PUBLICOS, a função destes é atender o público e servir...
-
Pessoal, o erro está no fato da ética ser pautada no Indivíduo e não na coletividade, conforme nosso amigo GLADSON postou. É só isso. É claro que a consequência vai refletir na coletividade, seja dos sevidores, da administração ou da sociedade, mas como afirmei, ela dedica-se a conduta do homem(indivudualmente).
-
Questão: A ética pública dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos.
Resposta: A ética dedica-se aos problemas coletivos e individuais.
-
Justificativa da banca para alteração do gabarito: não se pode afirmar, de maneira categórica, que a ética pública dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos.
A pergunta que fica é a seguinte:
Se não posso afirmar, de maneira categórica, que a ética pública dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos, posso afirmar, de maneira categórica, que ela não se dedica aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos ????
Na verdade, a questão não impõe nada de maneira categórica (terminante, peremptória, taxativa etc.), apenas aborda um dos possíveis objetos de estudo da ética pública.
Muito fraca essa justificativa da banca.
-
Se minha vontade de vencer fosse fraca, questões como esta fariam-me desistir.
Putz!
-
Se a justificativa da banca é que não se pode afirmar de maneira categórica uma coisa, como vou afirmar a outra? É cada coisa mal feita...
-
Errado porque dedica-se principalmente aos problemas coletivos e difusos de toda a sociedade.
-
A palavra "exclusivamente" tornaria a questão mais inteligivel. Cespe eu te amo!
-
Interpretar questões da cespe é sempre como andar em ovos!!!
A ética no serviço público, que tem como objetivo estabelecer padrões éticos e valores morais aos servidores, está diretamente relacionada com a conduta dos funcionários que ocupam cargos públicos.
De fato, vendo desta forma não se pode afirmar categoricamente que a ética publica se dedique a resolver problemas, mas em estabelecer principios morais ligados ao comportamento individual que devem ser respeitados no exercícios da profissão.
-
Para responder a questões como estas, restrinjo-me tão somente aos decretos: 1171/94 e 6029/07. No primeiro, a expressão empregada para se referir ao comportamento - tanto profissional quanto pessoal - do estatutário civil federal está sempre no singular, ou seja, "o servidor", e não, "os servidores". Isso, não por acaso, pois trata-se de recurso persuasivo, e por que não dizer também intimidador, uma vez que o "tu deves" é efetivamente muito mais poderoso do que o "vós deveis".O Tio Sam já sabia disso quando disse: "I want you".
-
Devemos levar para as provas o entendimento mais recente da banca. Este entendimento mencionado na questão foi de 2012, porém em 2013, a banca nos trouxe um novo entendimento. Conforme questão abaixo:
Q487949 Ética na Administração Pública Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MME Prova: Nível Médio
Ética pública é o processo de geração de pautas de condutas, no intuito de desenvolver uma melhor convivência social e maior autonomia e liberdade de atuação das pessoas. Nesse sentido, a ética pública é classificada como:
-
Ética pública, não se limita a vida funcional do servidor, mas sim, integra-se em sua vida particular. Por esse dispositivo percebemos que a ética se dedica não só ao servidores e administradores mas toda sociedade - mesmo que indiretamente - já que procura recompensar o servidor conforme suas atitudes, seus hábitos e proceder.
Decreto, 1.171:
IV- A função pública deve
ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular
de cada servidor público.
-
Errada.
Dedica-se a satisfação do bem comum.
-
Acredito que se estivesse: A ética pública dedica-se APENAS aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos. Estaria errado.
Mas isso é CESPE, quase sempre interpreta que resposta incompleta é verdadeira, mas dessa vez foi diferente.
-
Regras Deontológicas
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e omal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum.
-
Eu quero saber se ela também não se dedica a isso?????, por que se tivesse que se dedica "apenas" a isso, ai sim estaria errada. Cespe faz o que quer mesmo!
-
A ética pública dedica-se ao BEM COMUM.
-
Bem comum!
-
Bem comum
-
Copiando o q um colega postou:
"Justificativa da banca para alteração do gabarito: não se pode afirmar, de maneira categórica, que a ética pública dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos.
A pergunta que fica é a seguinte:
Se não posso afirmar, de maneira categórica, que a ética pública dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos, posso afirmar, de maneira categórica, que ela não se dedica aos problemas coletivos de servidores e administradores públicos ????
Na verdade, a questão não impõe nada de maneira categórica (terminante, peremptória, taxativa etc.), apenas aborda um dos possíveis objetos de estudo da ética pública.
Muito fraca essa justificativa da banca."
Concordo totalmente.. o cespe tem mania de inventar moda nessas questoes sobre conceito de etica..
é sempre essa mesma palahaçada de assertiva totalmente subjetiva...
-
Se é pública deve ser para toda a sociedade
-
Bem comum = Sociedade
-
Bem comum, a etica,
promove direitos coletivos, a falta da etica anula direito, deixa de promover a sensação de bem estar ao cidadão, acesso a informação, a serviços ,direito de fazer parte democraticamente da sociedade.Envolve a todos todos servidores e cidadãos.