-
Gabarito:Correto
Conforme a Lei 4320 temos que:"Despesas de capital serão dividas em investimentos, inversões financeiras e transferências de capital.
§ 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de emprêsas que não sejam de caráter comercial ou financeiro."
Material permanente é aquele com durabilidade superior a 2 anos , logo a compra de veículos é uma despesa de capital
-
A despesa com a aquisição de veículos pertence ao grupo de natureza de despesa dos Investimentos, os quais integram as despesas de capital.
-
CERTO!!!
As despesas de capital compreendem, principalmente, compras e amortizações. São gastos efetuados principalmente para aquisição de bens de capital, de consumo, de imóveis e com obras e instalações. Tais despesas implicam, via de regra, acréscimo do patrimônio público.
No conceito econômico, as despesas de capital classificadas com investimento geram serviços que contribuem para o acréscimo ou incremento do Produto Interno Bruto PIB. (ex: construção de escolas, construção de hospitais, construção de uma estrada, aquisição de elevadores, aparelhos de ar condicionado, veículos, aquisição de uma casa já em utilização para posterior demolição, criação ou aumento de capital de uma empresa agrícola ou industrial etc.)
Bons estudos!!!
-
DESPESAS DE CAPITAL: São as despesas que contribuem, diretamente, para formação e aquisição de um bem de capital, ou seja, são os gastos realizados pela Administração Pública em investimentos, inversões financeiras e/ou transferências de capital. Discriminação das despesas por elementos:
1) Investimentos: obras públicas; serviços em regime de programação especial; material permanente; equipamentos e instalações; participação em constituição ou aumento de capital de empresas ou entidades industriais ou agrícolas.
2) Inversões Financeiras: aquisição de imóveis; participação em constituição ou aumento de capital de empresas ou entidades comerciais ou financeiras; aquisição de títulos representativos de capital de empresa em funcionamento; constituição de fundos rotativos; concessão de empréstimos; e diversas inversões financeiras.
3) Transferência de capital: amortização da dívida pública; auxílio para obras públicas; auxílio para equipamentos e instalações; auxílios para inversões financeiras; outras contribuições.
-
Despesa com a aquisição de veículos -> despesa dos Investimentos -> despesas de capital
-
Classificação econômica da despesa
Agrupamento de contas de despesas públicas previstas na Lei nº. 4.320, de 17/03/1964, com o fim de propiciar elementos para avaliação do efeito econômico das transações do setor público. De acordo com o art. 12 da citada lei, a despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas: despesa corrente e despesa de capital.
Fonte. http://www.transparencia.mg.gov.br/glossario
-
Conforme a Lei 4320 temos que:"Despesas de capital serão dividas em investimentos, inversões financeiras e transferências de capital."
Mais fácil lembrar que as despesas de capital geram um fato contábil permutativo, ou seja, ao mesmo tempo que se tem a despesa com o pagamento do carro, há um aumento de patrimônio pela compra do mesmo. Elas não diminuem o patrimônio líquido do Estado. Já as despesas correntes diminuem o PL, pois não geram ativos (ex: salários, contas de luz etc).
Assim não precisa ficar na decoreba.
-
Despesas de capital tem natureza permutativa ou seja troca-se uma ativo pelo outro (popularmente falando trocar 6 por meia dúzia)
-
GAB CERTO
Despesas de Capital (despesas NÃO EFETIVAS)
- Investimentos (RESPOSTA DA QUESTÃO)
-Inversões Financeiras
- Amortização da Dívida
-
Lembre-se: Se o carro for novo, vai ser despesa de capital grupo investimento. No entanto, se o carro já for usado será inversão financeira
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
A despesa com a aquisição de veículos pertence ao Grupo de Natureza de Despesa (GND) 4 - Investimentos, que, por sua vez, são despesas de capital.
O Grupo de Natureza de Despesa (GND) é um agregador de elementos de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, O GND 4 - Investimentos engloba as:
Despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.