SóProvas


ID
840790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia e da
preservação, conservação e restauração de documentos, julgue os
itens a seguir.

De acordo com o princípio da indivisibilidade, os documentos agrupados pela origem devem ser mantidos separados de outros de origens diversas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O princípio a que a questão se refere é o da Proveniência.

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido

  • CERTO. A teoria arquivística é regida por princípios teóricos, dentre os quais, destacamos o princípio do Respeito aos Fundos ou Proveniência, que também pode ser chamado de Indivisibilidade ou Integridade, no qual considera-se fundo o arquivo acumulado por uma instituição ou pessoa ao longo de sua existência e durante a realização de suas atividades, conjunto este que não deve mesclar-se com de outras instituições, preservando sua origem além de outros considerados importantes, os quais serão mencionados neste artigo.

    O Princípio da Indivisibilidade consiste no respeito aos conjuntos documentais que guardam relações orgânicas entre si, proporcionando à Arquivologia seu perfil único e inconfundível dentre as ciências da informação.

    Gabarito Cespe: ERRADO

    http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/10/22/gabarito-ibama-arquivologia-comentado/

  •  
     PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS
    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: significa que as funções, atividades e estrutura das instituições se efetivam por meio de relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence.
    PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS: preconiza que o conjunto de documentos produzidos, acumulados e/ou recebidos no exercício de atividades de uma instituição/pessoa não poderá ser arranjado com outros documentos de outras instituições, mesmo que sejam de mesma tipologia, pois haveria prejuízo e confusão entre as informações.
    PRINCÍPIO DA UNICIDADE: os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.
    O PRINCÍPIO DA INDIVISIBILIDADE OU INTEGRIDADE: os fundosa devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada  ou sem acréscimo indevido.
    PRINCÍPIO DA CUSTÓDIA INTACTA OU SANTIDADE (OU ORDEM ORIGINAL): estabelece que deve-se manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades (corrente e intermediária). Usa-se muito o termo Ordem Original em concursos
    PRINCÍPIO DA NATURALIDADE (OU CUMULATIVIDADE): este considera que os arquivos constituem uma formação progressiva, natural e orgânica, isto é, os documentos vão surgindo em um contexto específico, ao longo do tempo e das necessidades da instituição ou pessoa e mantém uma relação orgânica entre si, justificando sua acumulação/reunião.


    FONTES:
    RENATO VALENTINI. Arquivologia para Concursos.
    http://www.euvoupassar.com.br
  • O gabarito está ERRADO como a banca afirma. Segundo Heloisa Liberalli Bellotto:

    Principio da Indivisibilidade ou da Integridade: "Os fundos de arquivo devem ser preservados sem mutilação, alienação, destruição ou adição indevida"
    Há divergências entre autores, alguns afirmam que os Princípios da Proveniência e da Indivisibilidade são sinônimos e que o Princípio da Integridade é o conceito acima descrito, mas a Cespe não segue essa linha de raciocínio! Fiquem atentos.
  • Proveniência ou respeito aos fundos:Visa fixar a identidade dos documentos relativa a seu produtor. Os documentos devem ser observados e organizados segundo a competência e as atividades da instituição ou pessoa produtora. Os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa
  • Principio da Proveniência - respeito à origem dos documentos ou grupos de documentos.

    Principio da Indivisibilidade - respeito à relação entre os documentos e grupos de documentos.
  • Princípio da Indivisibilidade ou Integridade Arquivística: Também derivado do Principio da Proveniência, É a qualidade pela qual os fundos devem manter-se preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimos indevidos de peças documentais. Como dito anteriormente, os fundos de arquivo devem refletir a estrutura e o funcionamento da instituição, e os documentos que o compõem têm muito mais valor quando no seu conjunto do que fora dele. Portanto, os fundos devem manter-se completos para refletir o mais fielmente possível o seu produtor, o que não ocorrerá se o mesmo não estiver íntegro.


    QUESTÃO ERRADA
  • Respondi CERTO... me achando a esperta.

    A questão aparentou tão certa que nem parei para pensar...

    E é isso que o cespe quer.

  • Princípio da proveniência -> respeito aos fundos, o documento produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    Princípio da indivisibilidade -> os fundos devem ser preservados em dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada.

    ERRADO

  • A questão refere-se ao princípio da proveniência ou respeito aos fundos.

    O Princípio da indivisibilidade está relacionado à integridade dos documentos e deriva do princípio da proveniência, já que estabelece que os fundos de arquivos não podem ser separados, devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação ou destruição não autorizada.

  • O princípio da Indivisibilidade determina que os conjuntos de documentos não podem sofre quaisquer alterações indevidas, seja acréscimo ou retirada de documentos, seja mudança na sua organização interna.

    Manter os documentos separados pela origem, ou seja, não misturar os conjuntos de documentos produzidos por pessoas ou instituições diferentes, é uma determinação do princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos.

    Gabarito do professor: Errado
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O princípio da Indivisibilidade determina que os conjuntos de documentos não podem sofre quaisquer alterações indevidas, seja acréscimo ou retirada de documentos, seja mudança na sua organização interna.

    Manter os documentos separados pela origem, ou seja, não misturar os conjuntos de documentos produzidos por pessoas ou instituições diferentes, é uma determinação do princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos.

    Gabarito do professor: Errado

  • Sem enrolação - os fundos são mantidos JUNTOS !

     

    Simples assim .

     

    O professor e colegas não explicaram dessa vez com senso prático . 

  • ERRADA

     

    INDIVISIBILIDADE/INTEGRIDADE = OS FUNDOS ARQUIVÍSTICOS DEVEM SER CONSERVADOS SEM DISPERSÃO, SUBTRAÇÃO, MULTILAÇÃO OU DANOS.

     

    Corrigindo a questão:

     

    De acordo com o princípio da proveniência/respeito aos fundos, os documentos agrupados pela origem devem ser mantidos separados de outros de origens diversas. 

  • Deixando um bizu: Os princípios da arquivologia são da tribo POIUC:
                                                                                                      P
    roveniência (não misturar)

                                                                                                      Organicidade (estrutura nas relações internas e externas)

                                                                                                      Indivisibilidade (preservar sem dispersão, multilação, destruição)

                                                                                                      Unicidade (caráter único)

                                                                                                      Cumulatividade (formação progressiva e natural)

                                                                                                                                           arquivos não são colecionados!

  • A questão fala do Princípio da Proveniência.

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA:
    – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

  • Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia como sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

  • O princípio da indivisibilidade afirma que o arquivo não deve sofrer dispersão, inclusão ou eliminação indevida, preservando a sua integridade.

     

    Não há nenhuma relação com o texto afirmado nesta questão.

     

    by neto..

  • Princípio da indivisibilidade ou integridade (DERIVADO DO PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA) - Os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação.

  • GABARITO: ERRADA.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Sabendo disso, e lembrando do princípio da proveniência/respeito aos fundos, já sabemos que a definição colocada na questão diz respeito a eles e não ao princípio da indivisibilidade.

    Prof. Ronaldo Fonseca.

  • vamos rever o princípio da indivisibilidade?

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Sabendo disso, e lembrando do princípio da proveniência/respeito aos fundos, já sabemos que a definição colocada na questão diz respeito a eles e não ao princípio da indivisibilidade. Quer ver?

    Princípio da Proveniência/Respeito aos Fundos: os documentos devem ser mantidos na instituição produtora e não devem ser misturados aos de outras instituições.

    Resposta: errada 

  • Princípio da indivisibilidade é o respeito aos conjuntos documentais que guardam relações orgânicas entre si, proporcionando à arquivologia seu papel único e inconfundível dentre as ciências da informação.

  • Serenna Alves | Direção Concursos

    vamos rever o princípio da indivisibilidade?

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Sabendo disso, e lembrando do princípio da proveniência/respeito aos fundos, já sabemos que a definição colocada na questão diz respeito a eles e não ao princípio da indivisibilidade. Quer ver?

    Princípio da Proveniência/Respeito aos Fundos: os documentos devem ser mantidos na instituição produtora e não devem ser misturados aos de outras instituições.

    Resposta: errada 

  • Mas manter separados de outros documentos de origens diversas não seriam também um dos objetivos do Principio da Indivisibilidade não? O caso citado não se aplicaria aos dois princípios?

  • Pegadinha da banca CESPE!

    Redação correta:

    De acordo com o PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA , os documentos agrupados pela origem devem ser mantidos separados de outros de origens diversas.

    Gabarito: Errado