SóProvas


ID
840835
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dinâmica familiar, assim como todos os grupos sociais, é influenciada pelos acontecimentos do mundo físico (enchentes, moradia em áreas de risco) e social (crise econômica, insegurança social). Esses e outros fenômenos têm repercussão nas histórias familiares, provocando reações e formas singulares de enfrentamento das dificuldades. Nessas circunstâncias, podem acontecer as primeiras experiências de violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Sobre a violência doméstica na infância e na adolescência, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D)Violência doméstica contra crianças e adolescentes: atos e/ou omissões praticados por pais, parentes ou responsável em relação à criança e/ou adolescente que sendo capaz de causar à vítima dor ou dano de natureza física, sexual e/ou psicológica implica, de um lado, uma transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da infância. Isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.

     Fonte: Azevedo, M.A. & Guerra, V.N.A. Violência Doméstica na Infância e na Adolescência, SP, Robe, 1995

  • É possível compreender por que a violência doméstica é um fenômeno transgeracional, que se repete ao longo de várias gerações, e só se interrompe com a interdição da lei e/ou tratamento do agressor e da vítima. A repetição do fenômeno em sucessivas gerações demonstra que esta prática – a
    violência – é naturalizada. Por isso também, embora um dos pais ou adulto responsável seja o agressor, com frequência o outro adulto é cúmplice da situação, e a criança ou o adolescente fica largado “à própria sorte”, desprotegido.