SóProvas


ID
841207
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública gerencial está baseada em uma concepção de Estado e de sociedade democrática e plural [...], pensa a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas, que afinal se expressam na Administração Pública. Nestes termos, o problema não é o de alcançar a racionalidade perfeita, mas de definir, nas instituições, práticas administrativas suficientemente abertas e transparentes, de forma a garantir que o interesse coletivo na produção de bens públicos ou quasi-publicos pelo Estado seja razoavelmente atendido.
(JUND, 2006, p. 11).

Com base nas informações do texto, pode-se afirmar:

O trecho de Jund, em destaque, remete ao significado de governança e governabilidade no setor público, entendendo-os como sinônimos, uma vez que as atitudes abertas e transparentes são básicas num processo de governança.

Alternativas
Comentários
  • Governaça e Governabilidade não são sinônimos!!

    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.

    Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.

    Governabilidade, assim, diz respeito às condições estruturais e legais de um determinado governo para promover as transformações necessárias. Já a Governança está relacionada à capacidade de colocar em prática as condições da Governabilidade. Governança é transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo.

    A Governabilidade deriva, ainda, da legitimidade dada pela sociedade ao Estado e a seu governo, enquanto a Governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem condições de Governabilidade é impossível uma adequada Governança, embora esta possa ser deficiente ainda que haja boas condições de Governabilidade. Por outro lado, uma boa Governança pode aumentar a legitimidade que um povo confere a seu governo, aumentando, assim, a Governabilidade do país.

    Nota-se, portanto, que Governabilidade tem a ver com estrutura e Governança com processo. A primeira significa a existência de um arcabouço político, jurídico e social que permita a elaboração e o implemento de políticas públicas. A segunda, a capacidade do governo de bem administrar, articular os diversos interesses existentes e efetivamente implantar essas políticas.


    fonte: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq37_luciano_oliveira.pdf
  • ERRADO

    Tentando falar de maneira simples, governança seria a capacidade do Estado de implementar, de forma satisfatória, políticas públicas nas diversas áreas.

    Governabilidade,legitimidade (poder) para governar. Aqui no Brasil, por exemplo, o povo, através do voto, delega poder para os políticos para que governem.

  • Governança: É a capacidade de implementar eficiente e eficazmente as políticas públicas

    Governabilidade: Poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio que conta na sociedade civil.

    Conclusão: O governo brasileiro não carece de "governabilidade", mas sim de "governança", uma vez que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa.

    FONTE: Administração Geral e Pública para Concursos - Giovanna Carranza.


  • Os conceitos de governabilidade e governança são indissociáveis e complementares, mas não sinônimos.

    gab. E

  • Governabilidade = poder (capacidade política )

    Governança = gestão (capacidade administrativa e financeira )