SóProvas


ID
841312
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Responda:

C, se a proposição for certa;
E, se a proposição for errda.

Henry Ford (1862-1947) enunciou três princípios básicos, a saber: intensificação, economicidade e produtividade, sendo que o princípio da intensificação impõe o aumento da capacidade de produção dos colaboradores através da especialização e da linha de montagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o príncípio correto seria o da Produtividade.

    Em síntese, Henry Ford desenvolveu três princípios de administração, em seu livro My Life and Work, que podem ser assim resumidos:

    1) princípio da intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.

    2) princípio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados.

    3) princípio de produtividade: consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.


    Fonte: http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/FORDISMO.html

  • ERRADO

    =================================================================================================

    A questão misturou os princípios.

     aumento da capacidade de produção através da especialização e da linha de montagem é o princípio da PRODUTIVIDADE

     

    INTENSIFICAÇÃO significa utilizar, imediatamente, os recursos e reduzir o tempo do capital circulante; 

     

  • Gabarito: ERRADO

     

    Ford adotou três princípios básicos:

     

    1. Princípio de intensificação: Diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.


    2. Princípio de economicidade: Reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse
    pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. A velocidade de produção deve ser rápida: "o minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro ao consumidor, na terça-feira, à tarde

     

    3. Princípio de produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção".

     

    Macete de uma colega aqui do QC:

     

    Dúvida por que? Ford é IPÊ ♪

     

    Intensificação 

    Economicidade

    Produtividade 

  • A questão exigiu conhecimento sobre os princípios estabelecidos por Henry Ford.

    De acordo com Chiavenato (2014), os princípios de Ford foram o da intensificação, da economicidade e da produtividade.

    "1. Princípio de intensificação: diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e das matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.

    2. Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. A velocidade de produção deve ser rápida: “o minério sai da mina no sábado e é entregue ao consumidor sob a forma de carro na terça-feira à tarde”.

    3. Princípio de produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais, e o empresário tem maior produção." (CHIAVENATO, 2014, P. 69)

    Logo, o princípio da produtividade (e não da intensificação) que visava o aumento da capacidade de produção do homem por meio da linha de montagem e da especialização do operador. Portanto, a assertiva está incorreta.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: ERRADO.