-
As operações bancárias fundamentais são representadas pela intermediação do crédito, ou seja, pelo recolhimento e concessão de dinheiro. Estas se subdividem em passivas – que têm como objetivo a arrecadação de fundos, tornando o banco devedor do cliente; como exemplo, pode-se citar o depósito e as contas-correntes – e ativas, que visam à colocação de crédito no mercado, passando o banco a credor do cliente, consistindo nos empréstimos, aberturas de crédito, descontos entre outros. As ACESSÓRIAS, por sua vez, são as que não intermediam o crédito como cobrança de títulos e aluguel de cofres.
-
vejamos:a) correta - ambos são serviços.b) crédito rural - operação ativac) depósitos - operação passiva; aplicação em TVMs - operação ativad) crédito em conta corrente - operação ativae) depósitos - operação passiva.
-
As operações tidas como acessórias ou especias geralmente são aquelas em o banco atua como intermediador entre duas pessoas, sejam físicas ou jurídicas.
Operações de câmbio;
Custódia de títulos e valores;
Prestação de fianças e outras garantias;
Operações compromissadas (de mercado aberto ou open market)
Compra e venda no mercado (físico) de ouro;
Administração de fundos de investimentos.
-
b) Crédito rural: operação ativa.
c) Aplicação em títulos e valores mobiliários: operação ativa. Depósitos: operação passiva.
d) Abertura de crédito em conta corrente: operação ativa.
e) Depósitos: operação passiva.
Ordens de pagamento, cobrança, custódia de títulos, recebimento de contas de energia elétrica, cheques de viagem, administração de cartão de crédito e recebimentos de INSS: operações acessórias.
-
GABARITO: B
São três as operações de um banco:
→ Ativas: Sai dinheiro do banco (empréstimos, por exemplo. Você ficando devendo a ele)
→ Passivas: Entra dinheiro no banco (CDBs, por exemplo. O banco te deve)
→ Acessórias: O banco não ganha nada nesta operação. Apenas presta um serviço. (pagamento de boletos, de contas de água, luz, energia életrica etc.)