SóProvas


ID
841831
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Embaixador americano é morto em ataque em Benghazi


Após a confirmação da morte do embaixador americano na Líbia, Christopher Stevens, o presidente Barack Obama anunciou que vai reforçar a segurança em todas as embaixadas dos EUA no mundo e que levará os culpados à justiça. Segun­ do a Fox News e a CNN, um contingente de fuzileiros navais foi enviado para a Líbia.
(Globo.com. 12.09.12)


A morte do embaixador americano na Líbia, em setembro de 2012, teve relação com

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A
    Manifestantes atacaram na quinta-feira as embaixadas dos EUA no Iêmen e no Egito, em novos protestos contra um filme que consideram ofensivo ao profeta Maomé - o que já havia motivado outros ataques nesta semana no mundo islâmico, resultando na morte do embaixador norte-americano na Líbia.
    Washington mobilizou dois destróieres para a costa líbia por causa do incidente, que matou também outros três funcionários diplomáticos e deixou oito líbios feridos. O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu "trazer à Justiça" os responsáveis pelo ataque. Um grupo de marines especializado em combate ao terrorismo também foi enviado à Líbia.Em Sanaa, capital do Iêmen, centenas de manifestantes invadiram o terreno da embaixada. "Nós nos sacrificamos por ti, Mensageiro de Deus", gritavam eles. Horas antes, a multidão já havia queimado carros e apedrejado escritórios de segurança em frente à embaixada.
    FONTE TERRA

     
     

  • Gabarito A

    O embaixador americano Christopher Stevens, que morreu em um ataque na noite de terça-feira (11) no consulado dos Estados Unidos em Benghazi, Líbia, havia apoiado a revolta no país para derrubar Muammar Kadhafi.

    Stevens morreu ao lado de três funcionários durante um ataque executado por islamitas que protestavam por um filme amador feito nos Estados Unidos e que, segundo eles, ofende o islã. Ele havia sido designado para este posto há menos de seis meses.

    Stevens serviu como enviado ante os rebeldes líbios desde as primeiras semanas da revolta em fevereiro de 2011, durante a qual os aviões da Otan ajudaram os rebeldes a derrubar o regime de quatro décadas de Kadhafi e colaboraram eventualmente em sua captura e morte.

  • O embaixador americano na Líbia, J. Christopher Stevens, morreu no ataque que um grupo de homens armados lançou na noite de terça-feira contra o consulado dos Estados Unidos em Bengasi, em protesto pelo lançamento de um filme que muçulmanos consideram ofensivo ao Islã. A informação, que já havia sido noticiada pelo vice-ministro de Interior para o Oriente da Líbia, Wanis al-Sharif, foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que considerou o episódio "ultrajante".

    Reprodução/Corriere della Sera

    Imagens do embaixador Christopher Stevens após atentado na Líbia vazaram na internet

    Outros três funcionários americanos da embaixada foram mortos - dois deles membros da segurança que tentaram controlar a situação e foram baleados. Em nota oficial, Obama disse ter dado instruções para proteger os cidadãos americanos na Líbia. Enquanto isso, de acordo com o jornal Corriere della Sera, imagens do embaixador ferido, logo após o ataque, começaram a circular pela internet.

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/embaixador-dos-eua-na-libia-morreu-em-ataque-ao-consulado-de-benghazi--2

    Bons estudos!

  • Analisando a questão,

    Uma vez que a morte do embaixador americano na Líbia, em 2012, relaciona-se com protestos contra um filme anti-islâmico produzido nos Estados Unidos, a alternativa correta é a letra (A). O filme se chama Inocência dos Muçulmanos e satiriza Maomé e a própria religião islâmica. O autor do filme, Mark Basseley Yussef, foi condenado a um ano de prisão, mas sua condenação em nada se relacionou com a produção. O motivo de sua prisão refere-se à violação dos termos de sua liberdade condicional por crime de fraude bancária, cometido antes da produção do filme. 



    RESPOSTA: (A)