SóProvas


ID
841834
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Neonazistas atacam imigrantes
estrangeiros em bairro da Grécia



Após convencer mais de 400 mil gregos com seu discurso e conseguir uma histórica entrada no Parlamento de Atenas, o partido neonazista Aurora Dourada ampliou sua presença nas ruas, com ataques a estrangeiros e ameaças a comerciantes imigrantes.
(Terra. 7.07.12. Adaptado)

A partir da notícia, é possível estabelecer uma relação entre a crise econômica mundial e

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA C
    Um grupo grego de de apoio aos imigrantes acusa o partido neonazista Amanhecer Dourado de organizar uma onda de ataques xenófobos que teriam ocorrido antes das eleições presidenciais deste fim de semana.Petros Constantinou, coordenador do movimento Unidos Contra o Racismo e Violência Fascista, disse em coletiva nesta quinta (21) que "centenas" de ataques relacionados à xenofobia aconteceram e acusa o partido de organizar a violência.
    O radical Amanhecer Dourado conseguiu 18 cadeiras no Parlamento durante as eleições legislativas
    fonte G1

  • Gabaarito C

    O partido neonazista grego Aurora Dourada, que defende a expulsão de imigrantes, anunciou nesta semana a criação do programa “Médicos com Fronteira”, voltado para servir apenas à população grega.

    Acusado de ser responsável por boa parte das 600 agressões registradas nos últimos meses a estrangeiros que vivem na Grécia, o Aurora Dourada tem crescido nas pesquisas de intenção de voto.

    Depois de conquistar 18 assentos nas eleições parlamentares de junho, com apoio de 7% dos gregos, o partido aparece em terceiro lugar nos levantamentos que mostram a divisão política atual da população. O crescimento dos neonazistas ocorre principalmente entre os mais afetados pela crise econômica.
     
    Deputados do Aurora Dourada entraram armados no Parlamento grego.  Além disso, depois que o primeiro-ministro Andonis Samaras afirmou que não havia vaga para estrangeiros nas escolas do país, o partido solicitou uma lista de crianças matriculadas nos centros de educação para confirmar que só havia gregos.

    Em outubro, o Aurora Dourada assumiu funções da polícia local e, um mês depois, representantes do partido tiveram suas contas no Facebook deletadas por pregarem violência, racismo e fascismo.
  • O partido neonazista Chryssi Avghi (Amanhecer Dourado) ganhou uma vaga no Parlamento grego após ter obtido entre 6% e 8% dos votos, dos 9,8 milhões de gregos que votaram nas eleições legislativas realizadas neste (6) domingo no país, segundo os últimos resultados divulgados por sondagens de institutos gregos.


    O partido (que obteve 0,29% dos votos nas legislativas de 2009) resurge em um momento marcado pela contestação à política de austeridade e pela implosão do velho sistema político, o que poderá por em cheque os esforços para recuperar o país no seio da zona do euro.

    Pesquisas pré-eleitorais já davam cerca de 5% das intenções de voto ao partido, o que lhe permitiria conseguir entre 13 e 22 cadeiras, suficientes para contar com grupo parlamentar próprio.

    Ambos os partidos pró-austeridade gregos - Pasok (socialista) e da Nova Democracia (direita) -, que formam o governo de coalizão desde novembro de 2011, entraram em colapso nas eleições parlamentares deste domingo, evidenciado a grande insatisfação popular com relação às medidas de austeridade.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/partido-neonazista-ganha-vaga-no-parlamento-grego.html

    Bons estudos!

  • Analisando a questão,

    A Grécia foi um dos países mais atingidos pela crise econômica que se iniciou nos Estados Unidos em 2008 e se alastrou para o resto do mundo, com efeitos especialmente graves na Europa. Os empréstimos que o país tomou para sanar dívidas vieram atrelados a condições perversas de ajustes fiscais severos, que impactam principalmente a vida dos cidadãos comuns. 

    Dentre os efeitos ruins dessa crise, o desemprego foi um dos mais graves e atingiu a Grécia de maneira bastante séria. Fatores como altas taxas de desemprego, recessão na economia, aumento da pobreza e diminuição dos gastos públicos com serviços básicos revelaram-se muito eficazes para fomentar o crescimento de ideologias extremistas, como partidos neonazistas e incitações à xenofobia, que significa aversão a estrangeiros. 

    Uma das bases do pensamento dessas correntes extremistas é a de que estrangeiros imigrantes roubam postos de trabalhos dos nacionais e fazem a renda das pessoas caírem, uma vez que os imigrantes supostamente aceitam salários inferiores aos que são pagos aos nacionais. O partido neonazista grego se chama Chryssi Avghi e conquistou 7% dos votos nas eleições parlamentares gregas de 2012.   


    RESPOSTA: (C)