-
Gabarito D
Shellenberg (1956), arquivista norte-americano, definiu os campos de atuação dos arquivos, bibliotecas e museus, estabelecendo um paralelo entre esses distintos órgãos de documentação. Suas características principais são:
Arquivos são documentos textuais, audiovisuais e cartográficos. Esses documentos são produzidos e conservados com objetivos funcionais. O documento não é objeto de coleção. Provém tão-somente das atividades, públicas ou privadas, servidas pelo arquivo. É produzido um único exemplar do documento, ou um limitado número de cópias. Há uma significação orgânica entre os documentos. A documentação, não raro, existe em via única.
Bibliotecas são documentos impressos, audiovisuais, cartográficos. Os documentos são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação. Os documentos existem em numerosos exemplares. A significação do acervo documental não depende da relação que os documentos tenham entre si.
Museus são instituições de interesse público, criados com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor l.
-
Um documento em conjunto tem mto mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo)
Arquivologia para Concurso - Renato Valentini
-
Apenas complementando. Segundo MarilenaLeite Paes:
ARQUIVO - É a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.
BIBLIOTECA - É o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
MUSEU - É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.
Observa-se, então, que a finalidade das bibliotecas e dos museus é essencialmente cultural, enquanto a dos arquivos é primordialmente funcional, muito embora o valor cultural exista, uma vez que constituem a base fundamental para o conhecimento da história.
O livro está parcialmente disponível no Google Books: http://books.google.com.br/books?id=dtVdfKve3WgC&pg=PA15&lpg=PA15&dq=marilena+leite+paes+arquivos+museus+bibliotecas&source=bl&ots=EC20I94igT&sig=nT5gY70HTGuwqjM1D2ObBc2idns&hl=en&sa=X&ei=qJE_UaigBoH89gSJqICwBw&ved=0CCwQ6AEwAA#v=onepage&q=marilena%20leite%20paes%20arquivos%20museus%20bibliotecas&f=false
-
Ao meu ver, a alternativa C tambem estaria correta.. tendo em vista que em um centro de documentação não há coleção feita por compra ou doação.
Alguem saberia explicar qual o erro da C?
-
Raphael nosso amigo acima citou sua dúvida tenha mais atenção ao ler os comentários!
A biblioteca adquire os seus arquivos por meio de compras ou doação!
-
Entendi todos os comentários, acertei a questão, porém não consigo visualizar a diferença entre o conjunto orgânico dos documentos da biblioteca e do museu. Alguém pode me ajudar?
-
Felipe
a organicidade é o resultado das ações administrativas desenvolvidas no organismo que refletem a sua estrutura, função e atividades nos seus documentos. A bilbioteca e o museo não produz arquivos e nem documentos decorrentes de suas atividades.
Logo a diferença do primeiro para eles só pode ser essa.
Alternativa d)
-
Basta lembrarmos do PRINCÍPIO ARQUIVISTICO DA ORGANICIDADE, ele serve para diferenciar os documentos de arquivo dos de biblioteca, segundo ele:
Os documentos de arquivo são acumulados naturalmente (organicamente) ao longo das atividades da pessoa (física ou jurídica), mantendo relação de dependência com a entidade acumuladora e com os demais documentos do conjunto.
-
Princípio da organicidade: as relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segunda a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
-
Comento:
Ao se produzir documentos
no decorrer de suas atividades, podemos destacar que os documentos de arquivo
possuem uma característica chamada organicidade, que significa que o mesmo foi
criado em função de uma atividade realizada pela instituição, de forma que
o mesmo servirá de prova das transações
realizadas pela organização.
-
a) O objetivo cultural. Museu.
b) O fato de seus documentos serem produzidos em papel. Não define nem diferencia.
c) A coleção feita por compra ou doação. Biblioteca.
d) O conjunto orgânico de documentos. Principio da organicidade. Certo.
e) A questão dos seus objetos serem produzidos pela natureza. Aqui é a natureza de um item do arquivo, especial e especializado.
-
Centros de documentação: são espaços responsáveis pela centralização de documentos e disseminação de informações, podendo ser especializado em determinado tema ou agrupar qualquer tipo de documento. Viviane Tessitore, no manual “Como implantar Centros de Documentação”, afirma que estas instituições são mesclas de arquivos, bibliotecas e museus, e que podem reunir seu acervo a partir da compra, doação ou permuta de suas unidades documentais.
Museus: são locais que salvaguardam os testemunhos materiais do homem e seu entorno. Os documentos de um museu, geralmente, são tridimensionais, originam-se da criação artística ou do cotidiano de uma comunidade e podem ser adquiridos através da compra, doação ou permuta. A disciplina que rege seu funcionamento é a Museologia, e o profissional responsável por exercê-la é o Museólogo.
Bibliotecas: são espaços destinados a coleções, que reúnem obras literárias ou científicas, jornais e revistas artificialmente em torno de um determinado tema. Assim como os centros de documentação e museus, adquirem seus acervos por meio da compra, permuta ou doação. A Biblioteconomia é a disciplina responsável pelo seu regramento, sendo o Bibliotecário o profissional com formação para praticá-la.
Arquivos: são locais que tem por finalidade custodiar, conservar e dar condições de acesso aos documentos gerados e acumulados organicamente durante o transcurso das atividades de entidades públicas ou privadas ou de uma família ou pessoa. Os documentos de arquivo são produzidos para registrar, provar, testemunhar alguma atividade, e, em geral, são únicos. A Arquivologia ou Arquivística é a disciplina responsável por seu funcionamento e o Arquivista é o profissional habilitado para exercê-la.
-
QUAL O ERRO DA E?
-
Entende-se por arquivo o conjunto orgânico de documentos, independentemente da sua data, forma e suporte material, produzidos ou recebidos por uma pessoa jurídica, singular ou coletiva, ou por um organismo público ou privado, no exercício da sua actividade e conservados a título de prova ou informação.