SóProvas


ID
842377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995,
julgue os itens que se seguem.

Embora tenha sido apoiada pelo Centro Latino-Americano de Administração e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Reforma do Estado do Brasil não obteve apoio das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Em 1996, o então Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado do Brasil (MARE), Luiz Carlos Bresser Pereira, foi o anfitrião de um Seminário sobre o tema da reforma do Estado e da mudança de paradigma da administração pública em face da mundialização do capital pós os anos setenta. O evento teve apoio das Nações Unidas, do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento e, em especial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ver.php?idtexto=871
  • Estudar administração pública é assim: uma caixinha de surpresas. 
    O tribunal CESPE pega uma afirmação de um texto qualquer da internet e cobra como se fosse uma verdade universal e estudada.
  • A questão errada. Em 1996, o então Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado do Brasil (MARE), Luiz Carlos Bresser Pereira, foi o anfitrião de um Seminário sobre o tema da reforma do Estado e da mudança de paradigma da administração pública em face da mundialização do capital pós os anos setenta. O evento teve apoio das Nações Unidas, do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento e, em especial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

    Fonte: Ponto dos Concuros
  • concordo com luana., assim fica difícil...não acho correto pegar um trecho de um texto qualquer...assim o estudante teria que ler todos os livros e textos do tema...para se adequar ao que a banca quer aff.

  • nem me fale Luana. tô com ódio dessa banca.

  • Bom, se você analisar a questão e pensar que a reforma gerencial tem como uma de suas características a ênfase no Bem-Estar Social (ou seja, o bem do ser humano), poderia chegar ao raciocínio de que certamente esta postura contaria com o apoio das Nações Unidas.


    Só para agregar conhecimentoOrganização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. (wikipedia.org)

  • Vocês acham que as Nações Unidas não iriam apoiar uma medida neoliberal?

    Além das Nações Unidas houve forte influência do FMI, que mandava e desmandava no Brasil, durante o governo FHC.

  • Esse texto é do PDRAE! Imprescindível sua leitura!

    Questão errada! Os três apoiaram.

  • Queridos amigos, tem um professor que dá um bizu bem bacana. "Quando a questão tem aspecto negativo, diminuir, menozprezar, tem 95% de chance de estar errada. 

    Que Deus nos sustente nesta caminhada!

  • Não é menosprezando a dica da colega mas "na minha opinião", que fique bem claro, seguindo esta dica você tem 95% de chance de errar. Quer dizer que se a questão apontar um aspecto negativo da burocracia, por exemplo, ela estaria "provavelmente" incorreta?
    Acho que não é por aí...você pode até conseguir acertar partindo dessa premissa mas a chance de errar será bem maior.

    O que vai aumentar suas chances de acertos é ler e resolver muitas questões (acho que rezar muito também porque só isso não ajuda muito quando se trata da Cespe rs). Aqui no QC há excelentes comentários que são fundamentais na complementação do estudo.

    Obrigada a todos que contribuem.

    Bons estudos.

     OBS: talvez a dica sirva para outra matéria, como por exemplo informátiica. 

  • Errado.

    A reforma gerencial teve oposição do banco mundial.

    "O Banco Mundial ficou encarregado pelo Ocidente de implantar as reformas neoliberais, enquanto o FMI responsabilizou-se pelos ajustes estruturais. Ora, o Banco Mundial foi contra a Reforma Gerencial, usando o argumento do sequenciamento: primeiro o Brasil deveria completar a Reforma Burocrática para, depois, cuidar da Reforma Gerencial, que fora pensada para país rico."

    fonte: BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma gerencial e legitimação do estado social.Rev. Adm. Pública [online]. 2017, vol.51, n.1, pp.147-156.