-
No meu entendimento organizações governamentais seriam referente a órgãos, o que não englobaria a Adm. Indireta e por isso a questão estaria errada para mim. Da mesma forma, que o termo "auxiliam" seriam pertinentes apenas para autarquias, fundações e empresas públicas.
Algúem poderia me ajudar, apontando o erro do meu entendimento?
Obrigada!
-
Paula, infelizmente, às vezes, a CESPE "pune" quem tenta fazer uma análise mais profunda e o jeito é ficar no raso mesmo, interpretando a questão de forma ampla. "Organizações Governamentais" são simplesmente organizações que atendem a propósitos do governo, nesse sentido amplo podemos englobar tanto Órgãos e Entidades, sejam da Administração Direta ou Indireta. Segundo Maximiano(1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos." Em relação ao uso da palavra "auxiliar", está coerente com a assertiva. Haja vista que, no âmbito federal, os ministérios integram a cúpula administrativa. São diretamente subordinados ao presidente da República, auxiliando no exercício do Poder Executivo (o de Relações Exteriores, por exemplo, assessora na formulação e execução da política externa brasileira.). Assim como os Secretários Estaduais, por simetria, auxiliam o Governador na Administração do Estado.
Gabarito: Correta
-
empresas estatais não necessariamente prestam serviços aos cidadãos e auxiliam na administração do Estado, podendo dedicarem-se à atividade empresarial/venda de bens, o que as faria atingir os fins do estado por outros meios não indicados na questão.
-
O segredo de realizar as provas do CESPE é entender que ele trabalha com questões que vão do nível "super-easy" até o "HARD-MAIS-QUE-IMPOSSÍVEL-RESPONDER" é uma tática dele mesmo, nem todas as questões tem pegadinhas, cabe a gente entender que a questão é fácil mesmo e ponto final.
-
As questões do cespe estão cada vez piores, dizer que entidades da Administração Indireta auxiliam na administração do Estado, é algo um pouco fora do comum. Pois as entidades desenvolvem um trabalho exclusivo, sem subordinação, sem controle hierárquico que é característicos dos órgãos públicos e ainda com personalidade jurídica própria, diferente dos órgãos que nem possuem personalidade jurídica.
Equiparar órgão a entidade na Administração do Estado é fodaaaaaa !!!!!
-
Em seu sentido mais abrangente, a expressão administração pública designa o conjunto de atividades diretamente destinadas à execução das tarefas ou incumbências consideradas de interesse público ou comum, numa coletividade ou numa organização estatal. (BOBBIO, 1987, p. 10)
-
Na minha opinião o segredo desta questão foi misturar órgãos de administração indireta com administração direta e eu assim como os demais "caçamos" erro onde não tinha. Se lermos atentamente ele não fala quais órgãos prestam assistência ao estado e nem quais prestam assistência aos cidadãos, é utilizado o conectivo "E" que na gramática da o sentido de adição, resumo aqueles orgãos citados, prestam assistência aos cidadãos E auxiliam o estado, logo gabarito CORRETO.
-
A galera do concurso sofre.
-
Organização Governamental: Como Autarquia!!! rsssssss Piada...
-
É aquela que a galera erra por saber demais...
-
Por isso eu estudo raciocínio lógico.
A questão mistura DIRETA E INDIRETA.
Ex: Ana e Mauro são pai e mãe da karu.
CERTO
-
Tratando-se de finalidade, ao meu ver, a qstão esta correta e de certa forma não tão complexa ...
-
é aquela questão que você para, ler, reler e pensa: NÃO PODE C, deve ter alguma pegadinha.......
-
GABARITO= CERTO
NÃO TEM O QUE QUESTIONAR.
AVANTE GUERREIROS.
-
me lasquei.. fui analisar
-
Fez uma “mistureba” para confundir a galera. Mas no fim, a adm direta e indireta colaboram para a administração do Estado.
-
Li várias vzs e errei, mesmo ciente que estava certa hahahaha....
-
Empresas estatais não prestam nem emprestam nenhum serviço ao cidadão. Elas vendem. Queria um exemplo de uma empresa pública que auxilia a adm pública tbm sem ter nenhum fim lucrativo. Questão muito questionável. É a típica questão que os professores do Qconcursos não se atrevem a comentar.
-
O difícil nem é a questão, mas sim saber o que o CESPE deseja!
-
RESUMO DOS COMENTARIOS
Alternativa: CERTA
Questão de interpretação de texto!
No direito do Brasil, organização social é um tipo de associação privada, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que recebe subvenção do Estado para prestar serviços de relevante interesse público, como, por exemplo, a saúde pública. Dessa forma auxiliam na administração do Estado.
-
não entendi esse enunciado.
-
TÍPICA QUESTÃO QUE CONVÊM DEIXAR EM BRANCO, PURA INTERPRETAÇÃO DA BANCA.
-
Aquela questão que pode ter dois gabaritos, na prova deixaria em branco.
-
A respeito das organizações e da administração geral,é correto afirmar que: Organizações governamentais como ministérios, secretarias, autarquias, fundações e empresas estatais prestam serviços aos cidadãos e auxiliam na administração do Estado.
-
De maneira geral, a Administração Pública, seja ela Direta ou Indireta, perfaz no atendimento social manifestada pelo andamento de todos os setores administrativos. Na minha opinião, ela generalizou, porém está certa.As entidades e os órgãos de maneira geral contribuem para sociedade na prestação de diversos serviços.