-
De acordo com o Princípio da Pertinência, os documento devem ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado de Princípio Temático.
Importante: Este Princípio está em desuso, só serve pra cair em questão de concurso.
-
Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação (1, 2) original. Também referido como princípio temático.
-
A classificação interna de um arquivo é definida pela aplicação DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO
-
Apenas para complementar, outra questão ajudaria a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.
GABARITO: CERTA.
-
GABARITO: ERRADO.
Classificação interna de um arquivo ========> PLANO DE CLASSIFICAÇÃO
BOA MADRUGADA!!!!
-
Errado
Pertinencia é um dos 7 princípios dos arquivos. Gravei com o Mnemônico CUTO POP
Cumulatividade (Acumulação natural dos Arquivos), Unicidade (Valor único de cada Arquivo), Territoriedade (Os arquivos devem permanecer o mais perto de onde foram criados), Organicidade (Quando o arquivo perde o valor fora do órgão onde foi criado), Proveniência (Os arquivos devem se manter juntos dos seus, na mesma classificação. Tem haver com o fundo), Ordem Original (Devem ser mantidos na ordem que foram criados e classificados) e Pertinência (RECLASSIFICAÇÃO dos arquivos, não respeitando a ordem original. Ps: Não é mais utilizado)
-
A classificação de documentos é uma operação de organização lógica dos documentos, que revela suas relações com outros documentos, com o conjunto a que pertence, com a instituição produtora e suas atividades geradoras. Sendo assim, a classificação é um reflexo da organização e funcionamento da instituição, e sua elaboração deve observar alguns princípios da Arquivística, como a Proveniência e a Organicidade.
O princípio da Pertinência determina que os documentos de arquivo devem, quando recolhidos ao arquivo permanente, ser todos reorganizados de acordo com o assunto de que tratam, sem considerar as atividades geradoras ou a instituição produtora. Este princípio está em desuso por entrar em contradição com o princípio da Proveniência.
Conclusão: o princípio da Pertinência não é mais aplicado pela Arquivologia, não podendo ser considerado para nenhuma atividade na área.
Gabarito do professor: Errado
-
Princípio da Pertinência, os documento devem ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
-
A classificação interna refere-se ao princípio da Ordem Original ou Primitiva.
A classificação externa é que diz respeito ao princípio da Proveniência.
-
ERRADO
Outra questão do CESPE que aborda a mesma temática e que pode ajudar na fixação:
(2016/DPU) O arranjo do fundo de arquivo é definido externamente pela proveniência e, internamente, pelo princípio da ordem original. C