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ID
843094
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO:
Costuma-se contar a história do samba em dois momentos opostos. O primeiro, quando os sambistas eram perseguidos pela polícia — que reprimia manifestações culturais dos negros — e obrigados a tocar escondidos, em vielas dos morros e fundos de quintal. No segundo momento, acontece o contrário: o governo passa a incentivar 5 – o carnaval e as músicas populares. Em 1995, com a publicação do livro O Mistério do Samba, o antropólogo Hermano Vianna revelou que a mudança de postura com relação à música não aconteceu assim tão de repente. Estilos negros e populares faziam parte de festas dos ricos e famosos séculos antes de o desfile das escolas de samba virar uma festa oficial. Em 1802, por exemplo, o comerciante inglês Thomas 10 – Lindley escreveu que as festas dos baianos ricos eram animadas pela “sedutora dança dos negros, misto de coreografia africana e fandangos espanhóis e portugueses". Até mesmo em Portugal, os músicos populares brasileiros eram bem recebidos. No fim do século 18, poucos anos antes de a corte portuguesa fugir para o Brasil, o músico Caldas Barbosa, mestiço filho de uma escrava, encantou a corte de 15 – dona Maria I, a rainha louca, tocando lundus. Hermano Vianna revelou também que o samba, em sua origem, tinha muito pouco de folclórico ou nacionalista. Os estilos europeus fazem parte da raiz ancestral do samba tanto ou mais que a percussão africana. Os primeiros sambistas liam partituras, tocavam instrumentos clássicos, participavam de bandas de jazz, adoravam 20 – ouvir tango e conhecer as novidades musicais nos cabarés parisienses. A cara que o samba tem hoje, de símbolo da “autenticidade brasileira" e da resistência da cultura negra dos morros cariocas, é uma criação mais recente, que de certa forma abafou a primeira. NARLOCH, Leandro. O samba antes do folclore. Guia politicamente incorreto da História do Brasil. São Paulo: Leya, 2009. p. 126-127. Responda:
C, se a proposiçao é certa;
E, se a proposição é errada.

Segundo o texto, o negro aparece como o elemento criador do samba autêntico do início do século XX.

Alternativas
Comentários
  • O samba é uma manifestação cultural dos negros, mas não necessáriamente é executada por negros, pois não há em momento algum do texto essa afirmação. Afirmativa errada.
  • Inicialmente, o autor faz uma relação do samba com o negro, mas no último parágrafo ele deixa claro que a ideia de que o negro é o grande autor samba não é verdadeira, vejamos: “Hermano Vianna também que o samba, EM SUA ORIGEM, tinha muito pouco de folclórico ou nacionalista. (...) Os primeiros sambistas liam partituras, tocavam instrumentos clássicos, participavam de bandas de jazz, adoravam ouvir tango e conhecer as novidades musicais nos cabarés parisienses”.
    E para não deixar dúvidas sobre sua posição, ele conclui: “A cara que o samba tem hoje, de símbolo de ‘autenticidade brasileira’ e da resistência da cultura da cultura negra dos morros cariocas, é uma criação mais recente, que de certa forma abafou a primeira”.
    Questão errada.
  • eu acreditava ser o smba, a segunda versão apresentada, muito interessante sua verdadeira face, a primeira que eu desconhecia, valeu muito pra mim esta questão uma vez que sou amante do samba!
  • Em nenhum momento o texto afirma que os negros criaram o samba. Logo, gabarito errado.
  •                                                      ERRADO-Os negros iniciaram o samba autêntico, bem antes do seculo XX