SóProvas


ID
843457
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O NAT é um serviço de rede que troca, no cabeçalho de pacotes, os endereços IP válidos apenas na rede local para endereços IP válidos na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Network Address Translator possibilita que uma rede Windows que usa um IP fixo no servidor, possua vários computadores compartilhando uma conexão de Internet. Dentro da rede, cada computador tem o seu IP (como 192.168.0.xxx) e passando pelo servidor com RRAS (Remote and Router Access Service) tem um número de IP válido na Internet.
  • Acredito que essa questão está passível de anulação, pois dá a entender que o NAT irá converter os endereços locais de uma rede em endereços válido na internet, cuja a afirmativa não é verdadeira, haverá pelo menos um ou mais de um n° válido de internet mas inferior ao n° de ip local, pois se fosse igual ou superior ao n° de ip de uma rede local, não haveria a necessidade da utilização do NAT.
  • Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam sobre um router ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior (rede pública). Utilizamos a seguinte situação como exemplo. A estação com IP 192.168.1.13 faz uma requisição, por exemplo, para um endereço externo. O pacote sai com o IP da estação e corre em direção ao intermediador entre o ambiente interno e externo, o gateway. O gateway, através do protocolo NAT mascara o IP da estação com seu IP (200.158.112.126 - que é válido na internet) assim fazendo com que o pacote seja entregue no destino solicitado pela estação. No retorno do pacote, ele parte do endereço externo, chega a nossa rede no servidor NAT (200.158.112.126) e lá volta até o IP da estação assim chegando à estação (192.168.1.13).
    Alternativa: Certa

    Fonte: Handbook TI