SóProvas


ID
843469
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um servidor DHCP pode ser configurado para fornecer endereços IP somente para interfaces de rede cujo endereço MAC esteja registrado em sua base de dados.

Alternativas
Comentários
  • Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, e usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.
    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol - Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) - É um protocolo que objetiva realizar a configuração dinâmica de hosts em uma rede ou na internet. O DHCP consiste de dois componentes básicos que são um protocolo para trocar mensagens e transportar informações relativas a configurações do host e um mecanismo para controlar a alocação de endereços de rede. O DHCP é baseado no modelo cliente-sevidor, em que o cliente requisita os parâmetros de configuração e os servidores recebem os pedidos, os analisa e provê as configurações para os hosts.
    Complementando, um computador pode receber seu endereço IP de duas maneiras:
    Fixo: quando é configurado manualmente para isso (por seu administrador);
    Dinâmico: quando recebe esses parâmetros automaticamente de um servidor apropriado (chamado servidor DHCP) na rede. Esse servidor é o responsável por distribuir endereços IP (dentro de uma margem de endereços previamente configurada) casa vez que um host solicita.
  • Tornando mais objetivo o motivo da questão estar correta, que está tratando da possibilidade posta pela configuração manual, uma das três possíveis.

    O DHCP pode atribuir endereço para um equipamento de rede de três formas:

    Configuração manual; Configuração automática; Configuração dinâmica.

    Configuração Manual

    Neste caso, é possível atrelar um endereço IP a uma determinada máquina na rede. Para isso, é necessária a associação de um endereço existente no banco do servidor DHCP ao endereço MAC do adaptador de rede da máquina. Configurado desta forma, o DHCP irá trabalhar de maneira semelhante ao BOOTP. Esse endereço "amarrado" ao equipamento não poderá ser utilizado por outro, a não ser que eles utilizem a mesma placa de rede.

    Configuração Automática

    Nesta forma, o servidor DHCP é configurado para atribuir um endereço IP a um equipamento por tempo indeterminado. Quando este conecta-se pela primeira vez na rede, lhe é atribuído um endereço permanente. A diferença existente entre esta e a primeira configuração é que nesta não é necessária uma especificação do equipamento que utilizará determinado endereço. Ele é atribuído de forma automática.

    Configuração Dinâmica

    Neste tipo de configuração, é que reside a característica principal do DHCP, que o diferencia do BOOTP. Desta forma o endereço IP é locado temporariamente a um equipamento e periodicamente, é necessária a atualização dessa locação. Com essa configuração, é possível ser utilizado por diferentes equipamentos, em momentos diferentes, o mesmo endereço IP. Basta, para isso, que o primeiro a locar o endereço, deixe de utilizá-lo. Quando o outro equipamento solicitar ao servidor DHCP um endereço IP poderá ser fornecido ao mesmo o endereço deixado pelo primeiro.