SóProvas


ID
844864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes aos elementos que compõem
a organização política do Brasil, país que é uma república
federativa.

O federalismo, embora não elimine a possibilidade de ocorrência de conflitos políticos entre os estados-membros, oferece alternativas de resolução desses conflitos.

Alternativas
Comentários
  • O federalismo não representa uma solução definitiva aos problemas relacionados aos conflitos políticos entre os estados-membros. Porém, em razão da distribuição de poderes e competências, além de tarefas e obrigações, esses conflitos são minimizadors, e tendem a serem resolvidos. 

    Portanto, gabarito CORRETO. 
  • A medida adotada com o objetivo  de dirimir possíveis conflitos é a instituição de tribunais superiores, os quais fundamentados na constituição julgam e decidem os enventuais conflitos de interesses e disputas entre os estados-membros em um sistema federalista. 

  • Na questão, deve ser observado que o federalismo pressupõe, além dos estados-membros, a existência de um Estado Federal soberano formado pela pluralidade daqueles. O Estado Federal dispõe de um poder judiciário próprio, com seus tribunais e sobretudo com uma corte de justiça federal, de caráter supremo, destinada a dirimir os litígios da federação com os estados-membros e destes entre si, convertendo-se num dos órgãos fundamentais do sistema federativo, aquele que é chamado a operar o equilíbrio de toda a ordem com os princípios básicos da Constituição. No caso específico do Brasil, a resolução desses conflitos caberá ao STF, conforme previsto no art. 102, I, f, da CF.

  • Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
    I - processar e julgar, originariamente:
    f) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta;