-
ERRADO. Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei (ELEIÇÕES DIRETAS), mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
§ 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. ELEIÇÕES INDIRETAS
§ 2º - Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.
-
Em uma república parlamentarista o chefe de governo é eleito de forma indireta pelos parlamentares, desta forma, não há obrigatoriedade em qualquer forma de governo de eleições diretas.
-
Acredito que o erro consiste na expressão "forma de governo denominada república", quando na verdade seria "regime de governo democrático", fazendo com que a questão ficasse coerente com o explicitado em seguida.
-
Está errada pelo seguinte motivo.
Definição de republica: Na republica os representantes do povo são eleitos pelo própios, de forma direta ou indireta, a principal caracteristica da república é de estabelecer a justiça e o bem comum.
Defininição de democracia. Na democracia o representante é escolhido pelo povo através de votação para que assegure primordialmente a vontade popular.
Com isso podemos claramente responder a questão vejamos os erros
O chefe de governo da forma de governo denominada república deve, obrigatoriamente, ser escolhido de forma direta pelo povo
não, como vimos acima, o chefe de governo da republica é escolhido de forma direta ou indireta. para que a pergunta estivesse certa ela deveria ser reformulada e ser apresentada da seguinte maneira.
O chefe de governo da forma de governo denominada república democratica de direito deve, obrigatoriamente, ser escolhido de forma direta pelo povo, por meio do sufrágio.
-
Formas de Governo: República ou Monarquia
Sistema de Governo está relacionado ao modo como interagem o Poder Executivo e o Poder Legislativo em suas funções governamentais. São sistemas de governo o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
Neste sentido pode haver uma República Presidencialista ( em que o Governante é escolhido por sufrágio, forma direta) ou também uma República Parlamentarista (em que o governante é um Primeiro-Ministro escolhido de forma indireta entre os integrantes do Parlamento eleito).
Devido a isso o termo "OBRIGATORIAMENTE" torna a assertiva ERRADA.
-
ERRADA. Primeiramente devemos entender que "FORMA DE GOVERNO" é a instituição do poder entre governantes e governados logo a questão está errada. Estaria correta se no lugar de "FORMA DE GOVERNO" estivesse "REGIME DE GOVERNO" que é a forma de reger uma nação, onde em uma democracia o povo escolhe através do voto e empresta seu poder a um representante.
O chefe de governo do REGIME DE GOVERNO denominada DEMOCRACIA deve, obrigatoriamente, ser escolhido de forma direta pelo povo, por meio do sufrágio. COM AS SEGUINTES ESTA CORRETO
-
Os comentários do Thiago e do Paulo vão direto ao ponto.
-
Gab: Errado
República: é um regime de governo onde o Chefe de Estado e o Chefe de Governo são escolhidos através de eleições diretas ou indiretas.
exemplos:
República Presidencialista
O Chefe de Estado e o Chefe de Governo são a mesma pessoa, e podem ser eleitos tanto de maneira indireta como direta.
República Semipresidencialista
Neste sistema, convivem o primeiro-ministro e o presidente. Ao contrário das repúblicas parlamentaristas, aqui o presidente é o Chefe de Estado e Governo e o primeiro-ministro é escolhido pelo mandatário.
República Parlamentarista
O Chefe de Estado é o presidente, eleito por voto popular, mas não tem poderes efetivos. Sua atuação se resume aos casos de crises e exerce como representante do país no exterior.
Por sua vez, o Chefe de Governo é o primeiro-ministro que é eleito durante as eleições legislativas.
-
Se os dois cargos (presidente e vice) ficarem vagos nos dois últimos anos do mandato presidencial, ocorrerão Eleições Indiretas, em até 30 (trinta) dias (realizada pelo Congresso Nacional). Em ambos os casos, os eleitos cumprirão o chamado “mandato-tampão”, ou seja, apenas concluirão o período de seu antecessor.
art. 81, § 2ª da CRFB
Gabarito Errado.
-
Pode ser escolhido de forma direta, mas não obrigatoriamente. Ademais existe a possibilidade de vacância no últimos dois anos e neste caso as eleições serão indiretas.