SóProvas


ID
846133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
informações e arquivos, julgue os itens seguintes.

No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Este conceito, seria mais adotado pelo LINUX.
  • Gente gostaria de saber qual o erro dessa questão. Obrigada!
  • Também nao entendi a questão..
  • Não há essa pasta raiz que é sugerida pela questão. A partir de uma unidade de disco (como C:) é que se organizam as pastas, subpastas e arquivos.

    Errada.
  • Também não entendi, quer dizer que um arquivo pode ficar 'solto' dentro do disco, isto é sem nenhuma pasta?
    Quando instalamos o Windows em qualquer máquina, no momento de selecionar a partição não é criada uma pasta automaticamente para alocar os aqruivos de sistema? realmente não entendi essa.
  • No Linux a organização dos arquivos e pastas não é idêntica a que encontramos no Windows. No Linux as unidades de discos (disquetes, HD, CD) não são representadas com letras, como acontece no Windows, são representadas por diretórios (pastas).
    Todos os arquivos que compõem o Sistema Linux, os programas instalados, seus arquivos pessoais, todos serão organizados em “diretórios” específicos para cada tipo de conteúdo. Estes diretórios já vêm definidos na própria instalação do Linux e fica localizado dentro de um local mestre denominado “diretório raiz”, e representado pelos programas como simplesmente uma “/”.
    Por essa visão podemos dizer que tudo no Linux está dentro do “diretório raiz”, diferente do que falamos quando o Sistema é Windows que “tudo está dentro do disco local C:”.

    Fonte: curso do Professor Leo Matos

    Espero ter ajudado...
  • Pessoal, 

          Fugindo um pouco da linguagem tecnológica e entrando na prática, eu acredito que o 1º erro está em afirmar que "todos os arquivos ficam dentro de pastas", ou seja você pode ter um arquivo "teste.doc" em sua área de trabalho, ele não está dentro de uma pasta, atalhos de programas entre outros, o 2º erro que eu acho que encontrei foi a respeito do "diretório raiz", pelo pouco que trabalhei nessa área o diretório raiz ele é a própria pasta que esta locado nas partições (C:, D: etc), o que contém nela são as sub-pastas e os arquivos contidos que poderão ser compartilhados ou não dependendo da vontade do usuário.


    bom, essa é a minha opinião, se estiver errado e alguém quiser ajudar, agradeço a colaboração!!!
  • Vou dar minha opinião também... :)

    O colega PH  disse algo bem interessante: se um arquivo teste.doc estiver na área de trabalho ele não estará em um diretório. Vou começar desse ponto então. Vejamos...

    Podemos assumir, antes de mais nada, que TODOS os arquivos, SEMPRE, sem exceções, pertencem a algum diretório. O conceito de diretório é muito forte. É o "onde". Onde é que esse arquivo está? Solto no mundo? Flutuando no meio do nada? Ah, está na Área de Trabalho! Sim, mas o que é essa tal Área de Trabalho? Ela existe de verdade ou é uma espécie de mágica? Ela existe de verdade. Existe e é... um diretório! A localização e o nome desse diretório variam dependendo da versão e das configurações do Windows, mas esse seria um endereço típico: C:\Documents and Settings\USUARIO\Desktop O Windows usa esse diretório como se fosse um local especial, o que não muda o fato dele ser um diretório. O mesmo vale, vejam só, para a Lixeira! A Lixeira também é um diretório. Geralmente C:\RECYCLER.

    Só que, assim como os arquivos, os diretórios também precisam existir em algum lugar, ou seja, também precisa haver um "onde". Mas se um diretório precisa sempre estar dentro de outro... "onde" é que isso tudo começa? Opa!, é aqui que surge a ideia de um diretório raiz. O diretório raiz, ou a pasta raiz, é o ponto de partida. É como se fosse, vamos dizer assim, a mãe de todos os outros diretórios. No Linux, como citado pela Lais, há uma única mãe, digo, um único diretório raiz, o / (isso mesmo, o nome do diretório é só essa barra mesmo). Já no Windows não. No Windows, cada HD, cada pendrive, cada CD, DVD, ..., cada partição, tem o seu próprio diretório raiz.

    Ok, mas onde está o erro da questão? A meu ver, reparem... No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz. Diretório raiz, dentro de pasta raiz... NÃO! Tem raiz demais aí. Raiz, pessoal, é como mãe: a gente só tem uma! ;)
  • Muito bom o comentário de companheiro Jayme, além de bastante esclarecedor, pelo menos pra mim que ainda tenho uma resistência absurda pra estudar essa matéria, muito engraçado, só assim descontraindo pra estudar informática!!! kkkkk.... tô na biblioteca, aquele silêncio mórbido, derrepente solto aquele riso do nada....que nem um maluco 

    além de bastante clara a explicação a comparação à mãe foi ótima tirada... rindo até agora kkkkk 
  • Comentando sobre "área de trabalho" acho que ele fica dentro de uma pasta, chama-se "DESKTOP". O erro da questão é dizer que o direitorio raiz fica em uma pasta. Eu respondi imaginando um arquivo instalado fora de qualquer pasta dentro do diretorio C: 
  • Diretório Raiz, pode se equivaler a uma Pasta Raiz, mas o diretório raiz não estará dentro da pasta raiz... esse é meu entendimento. :)
  • O fato de eu poder colocar um arquivo diretamente no c:\ já não tornaria a questão incorreta quanto ao trecho "todos os arquivos ficam dentro de pastas" ?

  • Gente estou copiando o comentário do Jayme porque não há o que se comentar depois, podem existir dúvidas, mas repetir a mesma resposta, não precisa. Ele explicou muito bem, assim como faz com todas os seus comentários.

    Parabéns Jayme, vc foi nomeado o comentarista do QC. (rsrsrsss)


    "Comentado por Jayme . há 9 meses.

    Vou dar minha opinião também... :)
    O colega PH  disse algo bem interessante: se um arquivo teste.doc estiver na área de trabalho ele não estará em um diretório. Vou começar desse ponto então. Vejamos...

    Podemos assumir, antes de mais nada, que TODOS os arquivos, SEMPRE, sem exceções, pertencem a algum diretório. O conceito de diretório é muito forte. É o "onde". Onde é que esse arquivo está? Solto no mundo? Flutuando no meio do nada? Ah, está na Área de Trabalho! Sim, mas o que é essa tal Área de Trabalho? Ela existe de verdade ou é uma espécie de mágica? Ela existe de verdade. Existe e é... um diretório! A localização e o nome desse diretório variam dependendo da versão e das configurações do Windows, mas esse seria um endereço típico:C:\Documents and Settings\USUARIO\Desktop O Windows usa esse diretório como se fosse um local especial, o que não muda o fato dele ser um diretório. O mesmo vale, vejam só, para a Lixeira! A Lixeira também é um diretório. Geralmente C:\RECYCLER.

    Só que, assim como os arquivos, os diretórios também precisam existir em algum lugar, ou seja, também precisa haver um "onde". Mas se um diretório precisa sempre estar dentro de outro... "onde" é que isso tudo começa? Opa!, é aqui que surge a ideia de um diretório raiz. O diretório raiz, ou a pasta raiz, é o ponto de partida. É como se fosse, vamos dizer assim, a mãe de todos os outros diretórios. No Linux, como citado pela Lais, há uma única mãe, digo, um único diretório raiz, o /(isso mesmo, o nome do diretório é só essa barra mesmo). Já no Windows não. No Windows, cada HD, cada pendrive, cada CD, DVD, ..., cada partição, tem o seu próprio diretório raiz.

    Ok, mas onde está o erro da questão? A meu ver, reparem... No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz. Diretório raiz, dentro de pasta raiz... NÃO! Tem raiz demais aí. Raiz, pessoal, é como mãe: a gente só tem uma! ;) "



  • Errado.

    No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz.


    Correto:

    No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, mas o diretório raiz das unidades de disco, é a primeira pasta da unidade de disco.

  • Só falta mesmo os professores do QC comentarem as questões ¬¬'

  • diretório raiz das unidades de disco, é a primeira pasta da unidade de disco.

  • Só falta mesmo os professores do QC comentarem as questões ¬¬'

  •  Jayme . (há 9 meses.) 


    Seu comentario foi uma aula incrivel ! Obrigada!!

  • Só falta mesmo os professores do QC comentarem as questões ¬¬

  • Todos os arquivos ficam dentro de pastas? O Fernando diz uma coisa e o professor do Qc outra! 

  • Isso , érica !

     

    Sem excecao , todos os arquivos ficam dentro de alguma pasta !

  • Errado.  Esse é o conceito do Linux.    

     

    print aqui:

     

    /home/alysson/Imagens/Link para Captura de tela de 2017-06-17 02:40:39.png

     

     

  • Questão antiga e bem elaborada. Gostei muito dela.

  • ERRADO.

    Não existe essa pasta raiz.

    Os diretórios precisam existir em algum lugar, ou seja, também precisa haver um "onde". Mas se um diretório precisa sempre estar dentro de outro... "onde" é que isso tudo começa? Opa!, é aqui que surge a ideia de um diretório raiz. O diretório raiz, ou a pasta raiz, é o ponto de partida. É como se fosse, vamos dizer assim, a mãe de todos os outros diretórios. No Linux, como citado pela Lais, há uma única mãe, digo, um único diretório raiz, o /(isso mesmo, o nome do diretório é só essa barra mesmo). Já no Windows não. No Windows, cada HD, cada pendrive, cada CD, DVD, ..., cada partição, tem o seu próprio diretório raiz.


    Ok, mas onde está o erro da questão? A meu ver, reparem... No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz. Diretório raiz, dentro de pasta raiz... NÃO! Tem raiz demais aí. Raiz, pessoal, é como mãe: a gente só tem uma! ;) "

  • Amigos, RAIZ é o ''CHÃO'' do HD! É o BLOCK Original. Como a Raiz vai estar na RAIZ? 

     

    Comentário nada tecnico, mas pode ajudar a lembrar o que é raiz!

  • CADA COMENTÁRIO KKKKKK

    MINHA GENTE É SIMPLES !!

    O DIRETÓRIO RAIZ É A PRIMEIRA PASTA DE TODAS !!

  • Só falta mesmo os professores do QC comentarem as questões 

  • No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz. Errado.

    A unidade “Disco Local (C:)” também é o nosso diretório raiz do sistema, onde o sistema operacional é obrigatoriamente instalado. Logo o diretório raiz não fica dentro de uma pasta.

    Não estude para passar, estude até passar. Deus na frente sempre :)