SóProvas


ID
846379
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Colaboradora, durante exame periódico, apresentou hipertensão arterial, hipertermia e taquipneia. Após orientação médica, as ações de enfermagem no controle dessas
alterações incluem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A paciente apresentou três problemas: hipertensão arterial, hipertermia e taquipnéia, logo as medidas tomadas devem ser agir nesses casos. Na hipertensão arterial, o médico prescreve um anti-hipertensivo, que pode ser penalapril por via oral, a nifedipina sublingual é utilizado em caso de emergências hipertensivas, o que não foi relatado na questão. Quanto ao decúbito, ele não altera a pressão. Na hipertermia deve-se adotar medidas para diminuir a temperatura, como banho, compressa gelada, porém dentro das alternativas apresentadas, há o tratamento medicamentoso, prescrito pelo médico, com antitérmico, a dipirona. Água fenicada é considerada um desinfetante, não deve ser utilizada em compressas para diminuição da temperatura. Na taquipneia observamos uma dificuldade respiratória com aumento da frequência, logo a administração de oxigênio e decúbito elevado auxiliam nas trocas gasosas. Resposta E. Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Agora eu tenho que saber o que o médico prescreve? Acho que isso não é atribuição do técnico de enfermagem : advinhar o que o médico vai prescrever.

  • TEM QUE SABER SIM! SE ALGUM MEDICAMENTO (PRINCIPALMENTE NOS SETORES DE CLÍNICA MÉDICAS INTRA HOSPITALARES) ESTIVER ERRADO VOCÊ DEVE AVISAR AO MÉDICO, E CASO VOCÊ ADMINISTRE TAL MEDICAMENTO E CAUSE PROBLEMAS, SE ABASTEÇA DE PROVAS (TIRE FOTO DO PRONTUÁRIO) E TESTEMUNHAS (VAI SER DIFÍCIL) , SENÃO NO MÍNIMO VOCÊ VAI RESPONDER SOLIDARIAMENTE COM O MÉDICO E NAS MAIORIAS DAS VEZES VOCÊ SERÁ TOTALMENTE CULPADO.