-
AC-II
Produto com adesividade que permite absorver os esforços de revestimentos de pisos e paredes internos e externos sujeitos a variações de temperatura e umidade e à ação do vento. São indicadas para revestimento externo de paredes e fachadas, piscinas de água fria, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas e para pisos cerâmicos ao ar livre.
AC-IIIApresenta aderência superior em relação às argamassas dos tipos AC-I e AC-II. São indicadas para assentamento de porcelanatos e de revestimentos cerâmicos em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras.
Todos os tipos de argamassa podem apresentar também a denominação E (AC-I-E, AC-II-E, AC-III-E). Ela indica que esses produtos apresentam maior tempo em aberto (intervalo entre a aplicação da argamassa na parede e o assentamento das placas cerâmicas), importante para condições de aplicação mais severas em relação à ação do vento.
-
Para mim o erro está em afirmar que a ACIII tem alta resistência, sendo que ela possui maior aderência que os outros tipos. Não obstante, a ACIII também é indicada para revestimento cerâmico em fachadas, principalmente em placas grandes.
-
ARGAMASSA AC-III DE ALTA RESISTÊNCIA: É indicada para o assentamento de placas cerâmicas (pisos, azulejos pastilhas e porcelanato) ou placas de rocha em ambientes submetidos a altas tensões de cisalhamento nas interfaces base/adesivo e placa cerâmica/adesivo e revestimentos submetidos a variações intensas de temperatura, como saunas, churrasqueiras, estufas e câmaras frigoríficas
-
O certo e ACII !!
Fachadas onde o risco de acidentes por queda das peças é maior usa-se ACIII.
-
Cuidado. a Nova NBR 13755 (Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante) de 2017 traz novas recomendações.
"Para o assentamento de placas cerâmicas ou pastilhas, a argamassa deve ser, no mínimo, do tipo
AC III. Exceções que permitam o uso de produtos tipo AC II devem estar indicadas em projeto e
apenas podem ser utilizadas em edifícios de altura total (computada do nível do solo ao ponto mais
alto do sistema estrutural) de no máximo 15 m."