-
Exatamente! Como não há um caminho único dedicado toda vez que acontecer uma liberação dos recursos de um dado caminho ele poderá ser utilizado por outros pacotes, o que não acontece na comutação por circuitos onde todo o caminho é dedicado até o fim da conexão.
-
CERTO! Já que na comutação de pacotes pouco importa o tamanho do pacote, sendo que ele poderá ser fragmentado e enviado por diferentes caminhos. Assim, é uma solução adequada quando há uma variação continúa no tamanho de pacotes enviados.
-
GABARITO CORRETO!
Comutação de circuitos
Foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação. A comutação de circuitos, entretanto, é ineficiente para ser aplicada nas redes de computadores devido as características do tráfego nestas redes, o qual é caracterizado por um fluxo esporádico de dados, com curtos intervalos de atividade espaçados no tempo, diferente do fluxo contínuo do tráfego telefônico.
Comutação de pacotes
Não há estabelecimento de circuito fim a fim entre os dois sistemas terminais que desejam se comunicar. Por exemplo, quando um computador deseja enviar uma informação a outro computador da rede, ele encapsula a informação em um pacotes de dados, inclui em um cabeçalho o endereço do destinatário e envia pela rede. O pacote será então encaminhado de roteador em roteador em função do endereço do destino. Na comutação de pacotes não há reserva de recursos da rede, mas sim compartilhamento de recursos na forma de uma multiplexação estatística.
IFPR
-
Trago um belo resumo:
COMUTAÇÃO DE PACOTES-> Rede de Computadores
- Atraso variável;
- Não exige configuração prévia (o primeiro pacote pode ser enviado assim que está disponível);
- Nenhuma largura de banda é reservada, e os pacotes devem esperar sua vez para serem encaminhados;
- Não há nenhum caminho, e assim diferentes pacotes podem seguir caminhos distintos, podendo chegar fora de ordem;
- É mais tolerante a falhas, se 1 switch falha, os pacotes poderão ser roteados de modo a contornar switches inativos;
- Transmissão Store-and-Forward. Um pacote é acumulado
na memória de um roteador, e depois é enviado ao
roteador seguinte (isso aumenta o retardo).
COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS->Rede de Telecomunicação
- Atraso fixo;
- Exige que um circuito seja configurado de ponta a ponta antes de se iniciar a comunicação;
- Permite a reserva de largura de banda do transmissor ao receptor (não poderá ocorrer nenhum congestionamento quando surgir um pacote; se ocorrer congestionamento, será em tempo de configuração);
- Todos os pacotes seguem o mesmo caminho (não poderão chegar fora de ordem).
- Menos tolerante a falhas, pois, se um switch, falha, todos os outros que o utilizam serão encerrados;
- Em contraste com o método Store and Forward, da comutação de pacotes, os bits simplesmente fluem continuamente pelo fio;
-
Certo. Não há reserva e consequentemente desperdício de banda, já que são enviados pelo melhor caminho.
-
A eficiência (na comutação por pacotes) de uma rede de datagramas é melhor que a de uma rede de comutação de circuitos, pois os recursos são alocados apenas quando há pacotes a serem transferidos. Se uma fonte precisa enviar um pacote e existe um retardo de alguns minutos antes do outro pacote ser enviado, os recursos podem ser realocados a outros pacotes de outras fontes durante esses minutos. Já na comutação por circuitos, os recursos estão alocados durante toda a duração da conexão. Esses recursos ficam indisponíveis para outras conexões, o que acaba diminuindo a eficiência (na comutação por circuitos). (Forouzan)
-
Comutação de Circuitos – Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)
Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes.