SóProvas


ID
849694
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Conselho de Segurança da ONU é formado por cinco membros permanentes que possuem o direito de vetar qualquer resolução. O ano de 2012 está sendo marcado por críticas generalizadas ao Conselho de Segurança pela demora de ações na Síria que sofre com uma guerra civil em seu território. Um país membro do Conselho de Segurança da ONU que vetou a intervenção da Organização das Nações Unidas na Síria foi:

Alternativas
Comentários
  • Item A
    China e Rússia são as que tem poder de veto, como não consta China nos itens, por exclusão Rússia está correto.
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    O Conselho de Segurança 
    das Nações Unidas não aprovou nesta quinta-feira (19) resolução para intervenções mais significativas na Síria. Este é o terceiro veto contra novas medidas a respeito da violência no país.

    China e Rússia são os membros do Conselho com poder de veto e, desde segunda-feira, o chanceler russo Sergei Lavrov já havia avisado que o país iria bloquear a resolução, apesar de apelos dos demais membros do grupo.
    Na Votação, Paquistão e África do Sul não se pronunciaram e os outros 11 países votaram contra a intervenção. Os países que apoiaram a medida foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Colômbia, Guatemala, Índia, Azerbaijão e Togo, assim como o Marrocos, representante no Conselho de Segurança do grupo de países árabes.
    O governo dos EUA afirmou que o veto é "profundamente lamentável" e "altamente inoportuto" e disse que ele implicava em não continuar com a missão de observadores da ONU no país.
    http://www.panoramabrasil.com.br/internacional/conselho-de-seguranca-da-onu-veta-intervencao-a-siria-id91154.html

  • Rússia e China vetaram nesta quinta-feira a resolução do Conselho de Segurança da ONU que busca impor sanções contra o presidente sírio Bashar al-Assad se ele não parar com o uso de armas pesadas. Trata-se da terceira vez em nove meses que Rússia e China empregaram seu direito de veto como membros permanentes do Conselho para bloquear resoluções contra Damasco. A votação resultou em 11 votos a favor, dois contra e duas abstenções.
    O embaixador chinês na ONU, Li Baodong (dir.), e o colega russo, Vitaly Churkin, se cumprimentam durante sessão do Conselho de Segurança; China e Rússia usaram seu poder de veto para barrar sanções a Damasco Foto:  / AFP

    http://noticias.terra.com.br/mundo/disturbios-no-mundo-arabe/russia-e-china-vetam-sancoes-da-onu-contra-siria-pela-3-vez,1eacec09b57da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Bons estudos!
  • China declara apoio à Rússia contra possível intervenção dos EUA na Síria

    fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/31037/china+declara+apoio+a+russia+contra+possivel+intervencao+dos+eua+na+siria.shtml