SóProvas


ID
849766
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.
No terceiro dia de julgamento, seguiram-se novos depoimentos e finalmente fizeram-se as acareações. E o que facilitou grandemente a tarefa da acusação foi que, na esperança de melhorarem sua posição pessoal, os réus se puseram a acusar uns aos outros. Fez-se publicamente o exame dos prontuários tirados da parte dos arquivos da Polícia Central que Zabala não tivera tempo de destruir. Por meio desses documentos, ficou provado que mais de duzentas pessoas, entre as quais algumas dúzias de estudantes, haviam morrido de doenças e maus tratos nas diversas prisões de Cerro Hermoso e arredores, e seus corpos enterrados numa vala comum, sem que seus parentes tivessem sido sequer notificados da “ocorrência". Quando o promotor público terminou a acusação, o Presidente do Tribunal deu a palavra ao advogado profissional que o Comitê Central Revolucionário designara para defender os réus. O homem ergueu-se e declarou que, diante de todas aquelas provas, ele não só recusava fazer a defesa de seus constituintes como também não pedia sequer para eles a clemência dos jurados. E sentou-se. Sua “defesa" – que provocou aplausos – durou menos de um minuto. (Érico Veríssimo, O Senhor Embaixador)

É correto afirmar que o texto dedica-se predominantemente a

Alternativas
Comentários
  • Acho que só o fato de ocorrência e defesa estarem entre aspas configura expressão do ponto de vista de alguém. Essa foi a primeira que eu descartei.

  • A narrativa é, predominantemente, objetiva, mas isso não significa que não há expressão de um ponto de vista. A narrativa é feita justamente a partir do ponto de vista do narrador.

    De todo modo, fica o registro do que a banca considera como correto, que é o que importa em concursos públicos: enunciado predominantemente objetivo, sem as impressões psicológicas e opiniões explícitas do enunciador = sem expressão do ponto de vista do enunciador para a VUNESP.

    Gabarito: A

  • Assertiva A

    descrever ações e relatar fatos objetivamente, tendo em vista que apresenta ocorrências havidas durante um julgamento, sem expressão de pontos de vista do enunciador.