SóProvas


ID
849817
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em 22 de agosto de 1996, a edição do TJ Brasil (SBT), foi aberta por Boris Casoy com o seguinte texto:

“Boa Noite. Estas são as manchetes do Telejornal Brasil: – Dois estudantes são assassinados por engano em frente a uma escola pública da grande São Paulo. – Encontrada uma bomba de baixa potência num banheiro da Bienal do Livro. – Castor de Andrade volta para a cadeia: a prisão domiciliar durou menos de 24 horas. – Sem-terra fazem novas exigências para não promover novas invasões. – Ieltsin reaparece no Kremlin e nega que vá passar por cirurgia do coração.”

Segundo Guilherme Jorge de Rezende, em Telejornalismo no Brasil, esse texto é chamado no jargão jornalístico de

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Escalada: São as manchetes do telejornal, sempre no início de cada edição. Serve para aprender a atenção do telespectador no início do jornal e informar quais serão as principais notícias daquela edição.

    Retranca: Identificação da matéria. É o nome que a reportagem tem. É usado apenas internamente e destaca apenas duas palavras do VT (Ex: INFLAÇÃO/COMÉRCIO)

    Feature: gênero jornalístico que vai além do caráter factual e imediato da notícia. Opõe-se a “hard news”, que é o relato objetivo de fatos relevantes para a vida política, econômica e cotidiana. Um “feature” aprofunda o assunto e busca uma dimensão mais atemporal. Define-se pela forma, não pelo assunto tratado. Pode ser um perfil, uma história de interesse humano, uma entrevista.

  • Vera Iris Paternostro escreve em O Texto na TV, na pág. 203:

    Escalada: frases de impacto sobre os assuntos do telejornal que abrem o programa. Uma escalada bem elaborada deve prender a atenção do telespectador, do começo ao fim do telejornal. Frases curtas com teasers: dois ou três takes das imagens principais.