SóProvas


ID
850009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Atualmente, se o orçamento do governo federal for deficitário, com os gastos excedendo a arrecadação, o Tesouro Nacional pode captar recursos do mercado financeiro através da emissão de títulos públicos, tais como as(os)

Alternativas
Comentários
  • As Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B) são títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra.

    Por se tratar de um título pós-fixado, a rentabilidade a ser recebida pelo investidor variará até a data de vencimento.

    O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, porém o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais.

    As Notas do Tesouro Nacional série B são indicadas para o investidor que deseja obter uma rentabilidade pós-fixada periódica indexada à variação do principal indicador inflacionário do Brasil (IPCA).

    • Proporciona rentabilidade real;

    • Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais);

    • Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA;

    • Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa e outros.

    http://br.advfn.com/educacional/titulos-publicos/nota-do-tesouro-nacional-serie-b


  • Notas do Tesouro Nacional (NTN) – Título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido para a cobertura de déficit orçamentário, exclusivamente sob a forma escritural, no SELIC.

    Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B) – É um título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal). Para maiores informações acesse http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/caracteristica_titulos.asp.
     

    Nota do Tesouro Nacional Principal série B (NTN-B Principal) – É um título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. Não há pagamento de cupom de juros semestral. Forma de Pagamento: no vencimento (principal). Atualmente esse título é ofertado apenas no âmbito do Programa Tesouro Direto. Para maiores informações acesse http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/caracteristica_titulos.asp.

    Nota do Tesouro Nacional série C (NTN-C) – É um título com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra. Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal). Para maiores informações acesse http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/caracteristica_titulos.asp.

    Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F) É um título com rentabilidade prefixada, definida no momento da compra. Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal). Para maiores informações acesse http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/caracteristica_titulos.asp.

     

     

    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_n.asp

  • No fim do século passado eram as OTNs. Hoje são as NTNs.

     

    Resposta: Letra C.

  • ORTN é a sigla para Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional. Essa era uma modalidade de título público federal que foi emitida entre 1964 e 1986. A principal característica da ORTN era garantir ao detentor do título uma correção monetária, evitando assim que a inflação pudesse corroer as aplicações futuras.

    OTN - Obrigação do Tesouro Nacional é um título da dívida pública que foi emitido no Brasil entre 1986 e 1989. Substituiu a Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional (ORTN). ... Foi extinta pelo Plano Verão e substituída pelo Bônus do Tesouro Nacional BTN, à razão de 6,17 OTN para cada BTN.

    =====================================================================================

    Nota do Tesouro Nacional-Série B (NTN-B) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA, índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE.

    =====================================================================================

    O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. Em algum grau, ele se assemelha ao . Isso porque o CDI também é usado pelas instituições para captar recursos.

    Entre os investimentos de renda fixa, os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são os mais conhecidos. Eles estão disponíveis na maioria dos bancos – e, por essa comodidade, acabam sendo uma das primeiras opções para quem quer migrar o dinheiro da poupança para algo mais rentável.