GABARITO: C
Princípios contábeis e suas respectivas convenções relacionadas com o meio ambiente:
- Competência: os fatos geradores relacionados ao meio ambiente que resultarem em receitas ou despesas, devem ser incluídos na apuração dos resultados no período em que ocorrerem.
- Continuidade: focada na continuidade dos recursos naturais à disposição da entidade. A continuidade sem limites deve ser encarada, do ponto de vista ambiental, com restrições, pois os recursos naturais são finitos.
- Entidade: o princípio contábil da Entidade é aderente ao princípio do poluidor pagador (Quem polui deve pagar pela poluição que causa). Respeitar a entidade contábil permite a internalização das externalidades ambientais.
- Oportunidade: as informações ambientais devem ser registradas e disponibilizadas no tempo oportuno para permitir ação ambiental de preservação do meio ambiente, refletindo a integridade do patrimônio da entidade e suas mutações relativas aos impactos ambientes.
- Prudência: deve-se considerar como a condição para o reconhecimento dos riscos relativos ao meio ambiente que colocam em risco o patrimônio da entidade.
Na evidenciação contábil ambiental, sob o enfoque dos princípios contábeis a imputação (= A RESPONSABILIZAÇÃO) dos impactos ambientais, que provoquem efeitos econômicos à própria entidade causadora e aderência ao princípio do poluidor pagador, tem fundamento no princípio contábil da?
O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas.
--> a imputação dos impactos ambientais = Quem polui deve pagar pela poluição que causa!
imputação
- FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE: consciência do ato praticado e da obrigação de responder por ele; responsabilidade.