SóProvas


ID
85024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de
regulação, por instituições financeiras, e auxiliares, públicas e
privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes
econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN,
julgue os itens que se seguem.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma das principais entidades supervisoras do SFN.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 4.418, DE 11 DE OUTUBRO DE 2002.ESTATUTO SOCIAL DO BNDESArt. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.Parágrafo único. O BNDES FICA SUJEITO À SUPERVISÃO DO MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR.
  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei 5.662, de 21 de junho de 1971. O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais. A BNDESPAR, subsidiária integral, investe em empresas nacionais através da subscrição de ações e debêntures conversíveis. O BNDES considera ser de fundamental importância, na execução de sua política de apoio, a observância de princípios ético-ambientais e assume o compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável. As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no país. A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.
  • São entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional:- O BACEN;- A CVM;- A SUSEP;- SECRETARIA DE GESTÃO COMPLEMENTAR
  • ÓRGÃOS NORMATIVOS * Conselho Monetário Nacional (CMN) * Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) * Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) ENTIDADES SUPERVISORAS * Banco Central do Brasil (BACEN) * Comissão de Valores Mobiliários (CVM) * Superintendência de seguros privados (Susep) * Secretaria de Previdência Complementar (SPC) OPERADORES * Instituições financeiras captadoras de depósitos à vista * Demais instituições financeiras (AQUI ESTÁ O BNDES!!!) * Bancos de câmbio * Outros intermediários financeirOs e adm. de recursos de terceiros * Bolsas de Mercadorias e Futuros (BM&F) * Bolsas de Valores * IRB-Brasil Resseguros * Sociedades seguradoras * Sociedades de capitalização * Entidades abertas de previdência complementar * Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Fundos de Pensão)
  • NA DIVISÃO TRADICIONAL DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL : ÓRGÃOS NORMATIVOS(CMN, CNSP E CNPC); ENTIDADES SUPERVISORAS (BANCEN, CVM, SUSEP, IRB E PREVIC) E  OS DEMAIS SERIAM AS OPERADORAS. O BNDES ESTARIA ENQUADRADO COMO UMA ENTIDADE OPERADORA JÁ QUE NÃO SE TRATA NEM DE ÓRGÃO NORMATIVO, NEM SUPERVISOR. PORTANTO O ENUNCIADO DA QUESTÃO ESTÁ ERRADO
  • São Orgãos Normativos do SFN:
    - CMN - Conselho Montário Nacional
    - CNPC - Conselho Nacional de Previdencia Complementar
    - CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados

    São Entidades Supervisoras:
    - BACEN
    - CVM
    - SUSEP
    - Previc

    São Entidades Especiais:
    - BB
    - Caixa
    - BNDES

    O BNDES é o principal instrumento executor da política de investimentos do Governo Federal, garantindo o desenvolvimento das diversas regiões do país e o desenvolvimento nacional.
  • Os órgãos supervisores do SFN são;


    * BACEN


    * CVM


    * SUSEP


    * PREVIC

  • e a resposta??? o pessoal fala,fala e fala e não coloca a resposta.

  • RESPOSTA ERRADA. O BNDES É ENTIDADE ESPECIAL..

  • Errada! Não é entidade supervisora e sim entidade especial, além de não supervisionar e sim executar. 

  • É um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

  • Alessandra à um equívoco na sua interpretação, ela é sim uma das principais entidades do SFN O erro está "SUPERVISORA"  

  • Os órgãos supervisores são: BACEN, CVM, SUSEP  e PREVIC.

    O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) faz parte dos agentes especiais assim como:  a Caixa Econômica Federal (CF) e o Banco do Brasil ( BB).

    O órgão Máximo  no sistema normativo financeiro é o CMN (Conselho Monetário Nacional) e  seus auxiliares são: O CNPC (Conselho Nacional de Previdência Privada) e  CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

    Espero ter ajudado!

  • Não se trata de entidade supervisora, mas sim de agente especial

  • Gabarito: E.

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é um Banco de Desenvolvimento, uma Instituição Financeira Não Bancária (chamada também não monetária). Uma das principais entidades supervisora do SFN é o BACEN.

    Segue abaixo o esquema da classificação das instituições componentes do SFN segundo o BACEN:

    1 - Órgãos Normativos. Exemplos: CMN, CNSP, CNPC.

    2 - Instituições Supervisoras. Exemplos: BACEN, Copom...

    3 - Operadores 

         3.1 Instituições Financeiras Bancárias.

         3.2 Instituições Financeiras Não Bancárias - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

         3,3 Instituições Financeiras Auxiliares.