SóProvas


ID
850306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um aumento de 1% na produção de determinado bem acarrete um aumento de 0,5% no custo total de produção.


Logo, no caso de aumentos marginais de produção, o(as)

Alternativas
Comentários
  • A  e B ) O custo marginal é o custo de um unidade a mais produzida. A questão fala de um valor percentual a mais, não especifíca a quantidade. Ex: Digamos que a empresa possui 200 peças e ela produziu 1% a mais, então ela produziu 2 a mais = 202 peças, ou seja a questão não fala da peça 201, de uma peça a mais e sim de um por cento, no meu exemplo de 2 peças  a mais. Se a questão fala-se que o custo de produzir uma unidade ADICIONAL  a mais, estária falando do custo de produzir a peça 201, e depois de um novo calculo para produzir a peça 202. O aumento do custo total de 0,5% refere-se ao aumento de 1% na produção e não no aumento de se produzir uma peça a mais. Quando se fala de custo por unidade produzida e não por unidade adicional de PRODUÇÃO ,  fala-se de CUSTO TOTAL MÉDIO. Ah! E via de regra, não existe custo negativo !


    C) Correta:  No caso fala-se de custo de se produzir 1% a mais, o custo total médio calcula o custo de produção por unidade produzida, ou seja, é um calculo por unidade que foi produzida, é o custo da unidade,  não o custo adicional por unidade, o calculo é feito apartir da soma do Custo Fixo Médio + Custo variável médio.  O que ocorre é que conforme você aumenta a produção, o seu custo fixo médio é reduzido,( já que seu custo é fixo e ele é dividido pela quantidade para se chegar ao custo médio fixo), reduzindo-se o seu custo médio fixo, como ele é parte da soma para se chegar no custo total médio), o custo total médio também é automaticamente reduzido. Isso a curto prazo (algo que a questão não específicou)!!


     D) As economias de escala acontece quando o empreendedor aumenta os seus fatores de produção (capital, terra, e trabalho) e esta ação aumenta sua produção final, isso ocorre até determinado nível ( onde chega no retorno constante de escala) , e no curto prazo, depois começa  a decrescer (a deseconomia de escala). Ex bem simples.: Você tem uma empresa com 2 computadores, contrata um funcionário, sua produção cresce, contrata 2 funcionário, sua produção cresce e estabiliza, aí você contrata 3 funcionário, não tem computador suficiente, um acaba atrapalhando o outro e você começa a perder produção, além do gasto que teve com o funcionário. Para voltar a ter crescimento de produção, é necessário comprar novos computadores. A questão diz que a empresa está produzindo a mais e como descobrimos o custo médio total está caindo, neste caso ela está gastando menos e produzindo mais ( economia de escala).

    E): "Economias de escopo estão presentes quando a produção conjunta de uma única firma é maior do que a produção que poderia ser obtida por duas firmas diferentes cada uma produzindo um único produto". (PINDYCK, 2002)
    PINDYCK, ROBERT S.; RUBINFELD, DANIEL, L. Microeconomia 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. p 222.
    Não há nada na questão que se possa afirmar quanto a isto !