SóProvas


ID
850357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo neoclássico de crescimento econômico de Solow, sem progresso tecnológico, uma economia se encontra inicialmente no estado estacionário.


Se houver um aumento permanente da taxa de poupança, a taxa de crescimento da renda per capita

Alternativas
Comentários
  • Como as taxas de poupança e de crescimento da população variam entre os países, países diferentes alcançam diferentes estados estacionários.
    Nessa perspectiva, quanto maior a taxa de poupança, mais rico é o país e, quanto maior a taxa de crescimento da população, mais pobre o país será (Mankiw et al., 1992). Entretanto, apesar da relevância do investimento em capital físico para alcançar a relação capital por trabalhador do steady state, uma vez concluído o período de transição entre os estados estacionários, o modelo prevê que o aumento permanente da taxa de crescimento se sustentará por períodos mais longos unicamente, por meio de mudanças no nível de tecnologia, que, no caso, consiste em uma variável exógena ao  modelo. Dada a hipótese de retornos marginais decrescentes para o capital, seria impossível manter uma acumulação de capital físico per capita sem a atuação do progresso tecnológico, que seria o responsável por contornar o efeito dos rendimentos decrescentes, mantendo o crescimento do produto per capita.

    Letra B