Entorse é a separação momentânea das superfícies ósseas articulares, provocando o estiramento ou rompimento dos ligamentos;
Distensão é o rompimento ou estiramento anormal de um músculo ou tendão;
Luxação é a perda de contato permanente entre duas extremidades ósseas numa articulação.
Contusão é uma área afetada por uma pancada ou queda sem ferimento externo.
Fratura é a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento.
Gabarito: LETRA E
Entorse é a perda momentânea da congruência articular (cápsula articular e/ou ligamentos) de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
A gravidade da lesão ligamentar é classificada de diversas maneiras; contudo o sistema mais usado são 2 graus:
Entorse de grau 1: Ocorre estiramento ou uma pequena rotura das fibras ligamentares com pouca ou nenhuma instabilidade articular. Pode apresentar dor leve, pouco edema e rigidez articular mínima.
Entorse de grau 2: Ocorre alguma rotura e separação das fibras ligamentares e instabilidade moderada da articulação. Pode-se esperar dor moderada e forte, edema e rigidez muscular.
Sinais e sintomas:
- A dor na articulação é gradual ou imediata.
- Edema articular.
- Verifica-se imediata ou gradualmente uma incapacidade para mexer a articulação (perda de função).
O tratamento consiste em imobilidade absoluta do local e aplicação de compressas frias e bolsas de gelo durante as primeiras 24 horas. Os casos mais graves podem necessitar de imobilização com bandagens ou gesso.