SóProvas


ID
851824
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A seleção natural pode agir sobre a diversidade das populações de maneiras diferentes. Numa delas, as condições do ambiente favorecem fenótipos que representam a média da população, desfavorecendo fenótipos extremos.

Esta forma de seleção é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Os principais tipos de seleção natural são:


    1. Estabilizadora: ocorre em ambientes estáveis, onde os indivíduos estão bem adaptados. Estes tipo de seleção reforça este tendência, fazendo com que os indivíduos médios sobrevivam. Por exemplo: Bebês grandes ou pequenos demais têm menos chance de sobreviver que um bebê normal.
    2. Seleção Direcional: Ocorre quando há mudanças ambientais e um fenótipo antes desfavorável passa a ser favorecido. Por exemplo: As bactérias que sobrevivem após a dose de um antibiótico passam a ser favorecidas, então, reproduzem-se passando tais características à prole.
    3. Seleção Disruptiva: favorece os indivíduos com características extremas, enquanto os médios são desfavorecidos. Um possível exemplo deste tipo de seleção seria: em uma certa comunidade de pássaros a qual consumisse apenas dois tipo de alimentos: sementes duras e larvas escondidas na madeira. Seriam favorecidos os passáros com bicos finos, pois conseguiriam arrancar as larvas da madeira e os com bicos grandes, os quais conseguiriam quebrar a semente, enquanto os pássaros com bicos médios não conseguiriam pegar alimento.
    4. Seleção Sexual: este tipo de seleção ocorre quando os indivíduos de um sexo(geralmente as fêmeas) preferem se acasalar com parceiros de determinada característica. Por exemplo: em uma espécie de pássaros na qual a plumagem azul seja prefirível pela fêmea.

  • A seleção natural pode agir de forma diferente sob as populações. Quando fenótipos intermediários são favorecidos em detrimento de fenótipos extremos, dizemos que é um tipo de seleção estabilizadora ou purificante. Assim, é um tipo de seleção em que a diversidade genética diminui, conferindo uma estabilidade na expressão de determinada característica.


    Letra B correta. 


  • Existem três tipos de seleção natural:


    Seleção direcional: Favorece um único fenótipo e nesse tipo de seleção o alelo mais vantajoso aumenta de freqüência, ao longo das gerações a seleção direcional age sobre fenótipos homozigotos. O alelo não tem que ser necessariamente dominante, o alelo recessivo também poderá ser fixado na população. Esse tipo de seleção ocorre freqüentemente em mudanças ambientais e quando ocorre migração de populações para novas áreas que possuem diferentes pressões ambientais.


    Seleção estabilizadora ou seleção purificante: é um tipo de seleção natural em que a diversidade genética diminui quando a população estabiliza num valor de determinada característica em particular. Dito de outra maneira, valores extremos da característica são reduzidos.


    Seleção disruptiva: é um tipo de seleção natural que simultaneamente favorece os indivíduos nos extremos da distribuição normal. Quando este processo opera, os indivíduos nos extremos da distribuição (em menor quantidade) tendem a produzir maior descendência do que aqueles no centro da distribuição.

  • Boas expliações!