SóProvas


ID
852310
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Considerando os Crimes Praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral e os Crimes contra as Finanças Públicas, indique a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D


    A) Crime foi de Prestação de garantia graciosa

    Art. 359-E Prestação de garantia graciosa: Prestar garantia em operação de crédito sem que tenha sido constituída contragarantia em valor igual ou superior ao valor da garantia prestada, na forma da lei


    B) Como o FP praticou Peculato com o animus de concorrer com a subtração da impressora valendo-se de sua qualidade, ou seja, Peculato doloso, não cabe extinção de punibilidade e nem a redução da pena pela metade, pois estas prerrogativas só são admitidas para Peculato Culposo, sem falar que ele só restitui parte do prejuízo, nem arrependimento posterior ele poderá conseguir.


    C) Errado, pois ele praticou o crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações.

    Art. 313-B Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações: Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente


    D) CERTO: Como o médico condicionou a cirurgia ao pagamento da quantia indevida, configurou-se concussão.

    Art. 316 Concussão: Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:


    E) O crime foi de prevaricação imprópria (Art. 319-A), e não condescendência criminosa.

    Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo

    bons estudos

  • LETRA D CORRETA 

       Concussão

      Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

      Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.


  • A alternativa "D" em nenhum momento fez referência à exigência da vantagem por parte do médico. Por que foi considerada certa então?

  • Ana, cobrar é sinônimo de exigir, por isso a concussão.

  • GAB: D

     

    Concussão: Exigir(cobrar), para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

     

    Quando vc cobra alguém vc està exigindo tal quantia, agora, se a pessoa vai pagar é outro assunto.

     

    Quando vc solicita algo, vc está à disposiçao da pessoa, igual solicitaçao no face, vc aceita se vc estiver a fim....

  • É uma exigência indireta!