SóProvas


ID
854080
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sheldon foi o único, entre os teóricos da personalidade, que trabalhou com variáveis que podem ser medidas com uma régua. Depois de várias análises Sheldon concluiu que todas as características físicas podiam ser agrupadas em três componentes, de acordo com a presumida origem embrionária da maioria do tecido do indivíduo na camada exterior, média ou interior. O endomorfo tende a ser um indivíduo

Alternativas
Comentários
  • O médico norte-americano William H. Sheldon (1888-1968) aprecia a estrutura corporal distinguindo nela três componentes morfológicos primários, que destacou mediante a análise estatística de 4 mil fotografias medidas com a ajuda de 17 diâmetros. O somatotipo é determinado pelo desenvolvimento variável de três componentes:

    1º O endomorfismo - maior tendência a reter gordura -  se caracteriza por vísceras digestivas compactas e predominantes, estrutura óssea fraca, e que corresponde à viscerotonia como componente do temperamento. A viscerotonia exprime-se por uma atitude de descontração, complacência, amor ao conforto físico, tendência para a avidez.

    2º No mesomorfismo - maior facilidade de acumular músculos -  as estruturas somáticas preponderam (ossos, músculos, pele) e esses indivíduos solidamente construídos desenvolvem a somatotonia como base de temperamento (amor à aventura física, vigor; amor à ação, ao poder, indiferença emocional).

    3º O ectomorfismo - tipos mais magros -  distingue-se pela fragilidade e a delicadeza. O temperamento é o da cerebrotonia, na qual dominam os elementos de circunspecção, inibição, faculdade de atenção, de solidão, de especulação intelectual.