SóProvas


ID
854107
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entende-se por estado crepuscular um estreitamento

Alternativas
Comentários
  • Estado Crepuscular é um estreitamento transitório da consciência, com a conservação de uma atividade mais ou menos coordenada, mais ou menos automática. Normalmente há falsa aparência de que o paciente está compreendendo a situação. Em geral, a percepção do mundo exterior é imperfeita ou de todo inexistente.

    Neste estado o paciente parece estar totalmente voltado para dentro. Perambula como que ausente psiquicamente, automático e sem objetivos claramente definidos. O pensamento pode ser comparado a uma vivência onírica, pouco clara e da qual as lembranças são embasadas e turvas, não raras vezes nada é lembrado depois de passado o episódio do Estado Crepuscular. Pode manifestar-se um pavor irracional ou uma agressividade extremada durante a crise. Entre as patologias que comumente proporcionam o Estado Crepuscular a Epilepsia tem lugar destacado mas não monopoliza todos os pacientes que apresentam este quadro. Situações psicotiformes reativas e vivências muito traumáticas podem "empurrar" o paciente para este estado de afastamento momentâneo de uma realidade sofrível.

    Fonte: 
    http://virtualpsy.locaweb.com.br/dicionario_janela.php?cod=243
  • Essa questão também é possível de resolver por eliminação. Sabe-se que o estado crepuscular represente uma alteração da consciência, portanto, as alternativas C e D já estariam eliminadas. A alternativa D fala sobre estreitamento "total da consciência", ou seja, o estado de coma, que não condiz com a questão. Por fim a questão B, que fala sobre inconsciência, onde sabe-se que este termo não representa uma função psicológica, mas sim a consciência. 

  • "Estados crepusculares (état crepusculaire, twilight state, Dämmerzustand)É um estado patológico transitório no qual uma obnubilação da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada (Porot, 1967). Nos estados crepusculares há, portanto, estreitamento transitório do campo da consciência (...) com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos (Peters, 1984)" 

     

    Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais", Paulo Dalgalarrondo. Páginas 97 e 98.