-
É a típica relação de inversalidade.
Bom, se o risco de aceitação incorreta é maior, o tamanho da amostra deve ser menor. Ora, se um erro maior é aceito, é possível utilizar uma amostra menor (Barreto e Graeff).
-
O auditor deverá aceitar um risco de aceitação incorreta menor, já que o risco é alto. Com amostra maior, reduz o risco de aceitação incorreta.
A abordagem PPT (ou AUM), por ser proporcional ao tamanho, ao examinar uma conta que contenha valores superavaliados, tem mais chances de trazer para análise esses elementos superestimados. Tomemos como exemplo o saldo da conta duplicatas a receber: supondo-se que está superavaliada, uma razão possível seria o fato de haver duplicatas inexistentes ou já baixadas indevidamente ainda contabilizadas. Ao utilizar a amostragem com base em valores monetários proporcional ao tamanho, há mais chances de esse excesso de valor ser descoberto, já que existem mais chances de compor a amostra em razão da metodologia proporcional ao tamanho. Em síntese, quanto mais alto o valor, mais chance de ser detectado.
Resposta: errado
-
ERRADA!!! → [...] o teste deverá proporcionar maior segurança e o auditor especificará um alto risco de aceitação incorreta; por conseguinte, nessa situação, o tamanho da amostra será maior.
maior segurança = baixo risco de aceitação incorreta = amostra maior
-
O CESPE utilizou alguns termos na questão para tentar confundir os candidatos, como amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho e risco de aceitação incorreta. A amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho (Amostragem PPT) é uma metodologia de amostragem aplicada a testes substantivos. Já o risco de aceitação incorreta é um tipo de risco de amostragem em teste substantivo.
Feitos os esclarecimentos, vale notar que, se o risco de controle relativo a determinada conta é alto, o teste substantivo deverá proporcionar maior segurança, já que o auditor sabe que os controles internos são falhos. Assim, o auditor especificará um baixo risco de amostragem a ser aceito e, por conseguinte, o tamanho da amostra será maior. Pelo exposto, somente há um erro no item. Se o tamanho da amostra é maior, o risco de amostragem (risco de aceitação incorreta) será baixo, e vice-versa
Professor Marcelo Aragão