"O id foi mencionado por Freud quando da reorganização da sua primeira tópica em 1920-1923, como a instância que contempla os mesmos conteúdos, antes parte do inconsciente, mas não o conjunto do psiquismo inconsciente."
1) O id foi mencionado por Freud quando da reorganização da sua primeira tópica em 1920-1923
Certo. Ao entender a insuficiência do modelo topográfico na abrangência dos seus casos clínicos, Freud elabora uma segunda teoria, conhecida como 2ª tópica ou como Modelo Estrutural do aparelho psíquico, em que divide a estrutura psíquica em três instâncias distintas, que interagem e se influenciam mutuamente: Id, Ego e Superego. "Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em 'O ego e o id', de 1923"
2) como a instância que contempla os mesmos conteúdos, antes parte do inconsciente
Certo. O Id é a expressão psíquica das pulsões, responsável por manejar conteúdos pulsionais de ordem inconsciente. Regido pelo princípio do prazer, ele procura descarregar as tensões instintivas, sem considerar o âmbito da realidade. "Do ponto de vista "topográfico", o inconsciente, como instância psíquica, virtualmente coincide com o id."
3) mas não o conjunto do psiquismo inconsciente.
Certo. Apesar de ser o Id a estrutura responsável por manejar as pulsões instintivas de ordem inconsciente, ele não abrange a totalidade do inconsciente em si, nem corresponde ao conjunto da abrangência inconsciente do psiquismo. Além do Id, o Ego e o Superego dividem uma parcela da energia e da atuação inconsciente.
Gabarito: Certo