SóProvas


ID
855064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a neuroses, perversões e psicoses, julgue os itens
a seguir.

Na neurose, a cisão do eu, instaurada pela recusa, fundamenta uma labilidade na qual o neurótico costuma dizer e desdizer, sem mentir, poupando-se de qualquer situação que o remeta à angústia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    A questão apresentou uma miscelânia de conceitos.

    Veja

    Na neurose, a cisão do eu, (cisão da psique)... Ok

    ...instaurada pela recusa... ( recusa = a forclusão mecanismo de defesa da psicose e não da neurose o mecanismo de defesa da neurose é repressão ou recalque).

    ...fundamenta uma labilidade na qual o neurótico costuma dizer e desdizer, sem mentir, poupando-se de qualquer situação que o remeta à angústia. (mecanismo de defesa da pervesão denegação ou desmentido).

     

  • Gente, cuidado para não postar comentários errados e prejudicar os colegas. A RECUSA não é o mecanismo usado pelo psicótico perante a castração, já na NEUROSE o mecanismo usado é o "RECALQUE".

    O MECANISMO ESPECÍFICO DA PSICOSE NÃO É A RECUSA DA CASTRAÇÃO, A RECUSA DA CASTRAÇÃO OCORRE NA PERVERSÃO. NA PSICOSE O MECANISMO QUE TEMOS É A FORACLUSÃO, QUE É PARA LACAN A NÃO INSCRIÇÃO DA CASTRAÇÃO.

    Piera Aulagnier vai trabalhar com o conceito de estrutura perversa e vai defini-la a partir deste momento em que o perverso é confrontado com a realidade da diferença entre os sexos (1), algo que começa a se instituir nesta fase.

    Para a autora, o perverso tem uma vivência da ordem do horror no confronto com a diferença dos sexos e nisto está a confirmação de que ele está condenado a perder o objeto do desejo (a mãe) assim como o seu pênis. Ele não consegue reconhecer que ao renunciar à mãe, ele está abrindo as portas para o desejo por outras mulheres, ao reconhecer que há uma Lei, ele pode ter garantido para si o estatuto de sujeito desejante. (1)

    Nas pessoas não psicóticas e não perversas, a descoberta da diferença dos sexos tem um efeito de fascinação nos órgãos sexuais, pois eles presentificam a diferença entre os pais e o jogo do desejo. A diferença sexual é o símbolo da diferença entre as pessoas. O perverso tem horror diante disto porque para ele é algo brutal, a castração é algo real para ele. (1)

    É aqui que entra o mecanismo de defesa central da perversão que é a recusa.

    Pie

    ESSA TABELA É DO LIVRO AS 4+1 CONDIÇÕES DA ANÁLISE, DO ANTONIO QUINET:

    ESTRUTURA CLÍNICA - FORMA DE NEGAÇÃO- LOCAL DE RETORNO - FENÔMENO

    NEUROSE - RECALQUE - SIMBÓLICO - SINTOMA

    PERVERSÃO - DESMENTIDO - SIMBÓLICO - FETICHE

    PSICOSE - FORACLUSÃO - REAL - ALUCINAÇÃO

  • Atenção no comentário da Rachel, ela trouxe algo super valioso!

    O psicótico foraclui (para fora do universo simbólico do sujeito) o perverso recusa e o neurótico recalca!!