SóProvas


ID
85519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A participação das cooperativas de crédito nos agregados
financeiros do segmento bancário é crescente. Essas
instituições observam, além da legislação e normas do SFN, a
Lei n.º 5.764/1971, que define a Política Nacional de
Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades
cooperativas. No que se refere às cooperativas de crédito,
julgue os itens que se seguem.

As cooperativas de crédito podem conceder crédito a qualquer brasileiro maior de 21 anos de idade, por meio de desconto de títulos, empréstimos e financiamentos.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão não está na idade, está em "qualquer brasileiro". Não é a qualquer brasileiro que as cooperativas de crédito concedem o crédito, é somente aos associados. O resto da questão está correta.
  • A questão possui dois erros. Primeiro as cooperativas de crédito não podem fazer transações com quaiquer brasileiros, mas somente os associados. E segundo a idade mínima é de 18 anos e não 21 anos de idade.
  •  

    O erro da questão não está somente na idade,que é de maior de 18 anos, está também em "qualquer brasileiro". Não é a qualquer brasileiro que as cooperativas de crédito concedem o crédito, é somente aos associados. O resto da questão está correta

  • GABARITO: ERRADO

    Comentário:

     As cooperativas de crédito são classificadas como instituições financeiras, "voltadas a viabilizar créditos a seus associados, além de prestar determinados serviços.
  • 1 - O que é uma cooperativa de crédito?

    A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados.

    O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc), desenvolvendo o espírito de cooperação e ajuda mútua.


    2 - As cooperativas de crédito só podem ser formadas por empregados de empresas?

    Não. As cooperativas também podem ser formadas por pessoas de uma determinada profissão ou atividade; agricultores; pequenos e microempresários e microempreendedores. Além disso, existem cooperativas de crédito de livre admissão de associados, nas quais coexistem grupos de associados de diversas origens e atividades econômicas.


    Bons estudos =]

  • Pessoal...


    A idade mínima que as cooperativas de crédito podem conceder e de "18 anos" e não pode ser concedido crédito a qualquer brasileiro.
    Quando na verdade só pode ser concedido "aos associados".


    Bons estudos!
  • A questão possui dois erros. Primeiro as cooperativas de crédito não podem fazer transações com quaiquer brasileiros, mas somente os associados. E segundo a idade mínima é de 18 anos e não 21 anos de idade.  fiquem atentos,bons estudos
  • A questão não falou a idade minima, só falou 21 anos!!! 
  • quando se tratar de cooperativas de créditos sempre lembrar apenas associados. 

  • As cooperativas podem conceder crédito a um maior de 21 anos: CERTO.

    Estaria errado se estivesse "apenas" para maiores de 21 anos.

    O erro está em omitir a condição de ASSOCIADO que o sujeito deve ter para receber benefícios da cooperativa de crédito.

  • O erro está em "a qualquer brasileiro". Na verdade o certo seria "apenas aos associados".

    A afirmação dos maiores de 21 anos está correta.

  • Art. 23. As cooperativas de crédito podem:

    I – captar depósitos, somente de associados, sem emissão de certificado; obter empréstimos ou repasses de instituições financeiras nacionais ou estrangeiras; receber recursos oriundos de fundos oficiais e recursos, em caráter eventual, isentos de remuneração ou a taxas favorecidas, de qualquer entidade na forma de doações, empréstimos ou repasses;

  • ERRADO

    Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

    Por meio da cooperativa de crédito, o cidadão tem a oportunidade de obter atendimento personalizado para suas necessidades. O resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra e é repartido entre os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza com a cooperativa. Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados.

    No entanto, assim como partilha das sobras, o cooperado está sujeito a participar do rateio de eventuais perdas, em ambos os casos na proporção dos serviços usufruídos.

    As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, tais como transporte, educação e agropecuária


    Proteção

    Os depósitos em cooperativas de crédito têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.