SóProvas


ID
855565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às características da auditoria governamental e às instituições reguladoras de seu exercício, julgue os itens a seguir.


Para efeito de entendimento da abordagem da auditoria voltada para o setor governamental, deve-se levar em conta uma das características que o diferenciam das entidades do setor privado em geral é a concentração do poder, decorrência natural da heterogeneidade na composição e nas competências dos entes estatais.

Alternativas
Comentários
  • Marcelo Aragão, ponto dos concursos: "Errado. Em uma primeira análise superficial e sem ainda identificar a fonte utilizada pela banca para elaborar a questão, vê-se que há contradição na afirmação de que há concentração de poder no setor governamental em decorrência natural da heterogeneidade na composição dos entes estatais. Justamente a homogeneidade na composição de forças dentro dos entes estatais, prejudicando a adoção de pesos e contrapesos entre os agentes de governança, é que explicam essa concentração de poder e dos riscos que isso representa. Concordo com o gabarito."
  • Alguém localizou a fonte desta questão?
  • Que redação horrível dessa questão...

  • A concentração de poder é mais forte no setor privado do que no setor público, que é composto por várias sedes administrativas descentralizadas.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Estranha mesmo errei também.

  • VAMOS PEDIR COMENTÁRIO

  • Sem conhecer o assunto já conseguimos marcar como errada. Concentração em decorrência da heterogeneidade? Afirmação bem contraditória

  • A questão deve ser analisada com base nas diferenças entre o setor governamental e o setor privado. Em termos de concentração de poder, a diferença principal poderia ser a ausência do Conselho de Administração. A inexistência desse órgão, bem como do Conselho Fiscal, que têm representantes dos sócios, inclusive minoritários, leva, em tese, a maior homogeneidade, não heterogeneidade, volto a afirmar, em relação aos entes privados.

    Assim, o erro da questão está no apontamento simultâneo de concentração de poder e heterogeneidade no setor governamental.

    Prof. Osvaldo Perrout