SóProvas


ID
855592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito das normas de auditoria do TCU, da auditoria de regularidade e operacional e dos instrumentos de fiscalização.


Durante a fase de execução dos trabalhos de auditoria, a equipe encarregada deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca dos chamados achados. O achado é considerado negativo quando os indícios de impropriedade ou irregularidade não produzem evidências.

Alternativas
Comentários
  • O achado pode ser positivo ou negativo. Positivo quando é encontrado boas práticas de admistração, ou seja, o administrador obedeceu a todas as normas legais (conformidade) e ainda utilizou boas práticas de administração como eficiência, economicidade e efetividade (operacionalidade). O achado negativo é justamente o contrário.

  • Portaria - TCU Nº 280/2010

    99. Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: situação encontrada, critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências. O achado pode ser negativo, quando revela impropriedade ou irregularidade, ou positivo, quando aponta boas práticas de gestão.

    A questão define de forma errada oachado negativo, por isso do gabarito ser dado como ERRADO.
  • O achado de auditoria pode ser negativo (quando revela impropriedade ou irregularidade) ou positivo (quando aponta boas práticas de gestão).
    Normalmente, os achados negativos de auditoria se referem a assuntos tais como:
    • práticas antieconômicas;
    • ineficácia
    • desperdícios;
    • uso indevido de recursos;
    • gastos inadequados;
    • descumprimento de leis e outras normas;
    • fraudes.
  • Se é "achado" não pode o enunciado da questão ao final falar em "não produzir evidências".

    Achado é a discrepância das situações encontradas X critérios da Auditoria, enquanto Evidência é a documentação relevante do "achado" que suportará as conclusões e embasará o Relatório do Auditor.

    Bons estudos.

  • Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: situação encontrada, critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências. O achado pode ser negativo, quando revela impropriedade ou irregularidade, ou positivo, quando aponta boas práticas de gestão.

    A questão define de forma errada o achado negativo, por isso o gabarito ser dado como ERRADO.

                   

    Gabarito: ERRADO

  • A questão começou muito bem, pois, de fato, durante a fase de execução dos trabalhos de auditoria, a equipe encarregada deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca dos chamados achados.

    Mas o conceito de achado negativo não tem nada a ver. Um achado é a discrepância entre a situação e um critério. Se essa discrepância for negativa, a situação não cumpre o critério e, por isso, temos um achado negativo. Se essa discrepância for positiva, a situação cumpre com excelência o critério, e temos um achado positivo. 

    Ou seja, o achado negativo é um achado no qual a situação não cumpre o critério. Além disso, todo achado, seja ele positivo ou negativo, precisa estar calcado em evidências. 

    Se não há evidência, não há achado.

    Resposta: Errado

  • A primeira parte da questão está correta, mas a segunda está errada.

    Dois erros.

    O primeiro é porque o achado pode ser positivo ou negativo. Um achado positivo ocorre quando a situação encontrada supera com excelência o critério e também é chamado de “boa prática”. Já o achado negativo ocorre quando a situação encontrada não cumpre o critério.

    Numa auditoria de conformidade, o achado negativo pode ser uma impropriedade ou uma irregularidade. Mas em uma auditoria operacional, podemos ter um achado de ineficácia, que não se constitua nem em uma irregularidade nem em irregularidade. Este é o primeiro erro.

    O segundo erro é que qualquer achado, seja positivo ou negativo, só existe se houver evidência. Se não há evidências, não há que se falar em achados.

    Portanto, falar que “um achado não produz evidência” é, por si só, uma contradição.

    Resposta: Errado

  • Questão desatualizada. A alteração das NAT, em 2020, excluiu a qualificação dos achados como positivos e negativos

  • Atualização NAT Novembro/2020:

    Item 99

    Alteração promovida: exclui a qualificação dos achados como positivos e negativos.

    Justificativa: Alinhar a conceituação trazida pelas NAT com as demais normas técnicas e profissionais de auditoria do setor público.