SóProvas


ID
855628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tendo em vista que, para atingir seus objetivos, o orçamento deve recorrer a determinadas técnicas de classificação das receitas e despesas, bem como percorrer um rito de elaboração, discussão, aprovação e execução bem delimitado, julgue os itens seguintes, a respeito desse tema.


A despesa orçamentária não efetiva é definida como aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.

Alternativas
Comentários
  • as despesas Não-Efetivas originam apenas fatos contábeis permutativos: constituem simples troca de elementos patrimoniais, sem reduzir a situação líquida

    Exemplo de fato permutativo: aquisição de um veículo novo - diminui o Ativo Circulante pela saída de recursos e aumenta o Ativo Permanente pela entrada do veículo adquirido: houve apenas troca de valores entre elementos patrimoniais, sem qualquer alteração em relação à situação líquida.
  • (questão correta) A despesa orçamentária não efetiva é definida como aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.

    Despesa Não Efetiva: aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade da entidade e constitui apenas um fato contábil permutativo; Despesa Efetiva: aquela que, no momento da sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
    Fonte: MCASP, 4ª ed., Parte I, pg. 53
  • Afetação patrimonial:

    Despesa Orçamentária Efetiva: aquela que, no momento da sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. 

    Despesa Orçamentária Não Efetiva: aquela, que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo. 

    Fonte: Administração Financeira e Orçamentária. Autor: Sérgio Mendes.

  • Já que a questão tocou no assunto, vamos aprofundá-la!

    Quanto a afetação patrimonial: 

    Despesa orçamentária efetiva: 
    Aquela que, no momento da sua realização reduz a situação líquida patrimonial da entidade.
    Exemplo: DESPESAS CORRENTES.
    Exceção: aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamento que representam fatos permutativos e, portanto, são não efetivas.

    Despesa orçamentária não efetiva:
    Aquela que, no momento da sua realização não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.
    Exemplo: DESPESAS DE CAPITAL.
    Exceção: transferências de capital que causam decréscimo patrimonial e, portanto, são efetivas.

    Receita orçamentária efetiva: 
    Contribuem para o aumento do patrimônio líquido, sem correspondência do passivo.
    Exemplo: RECEITAS CORRENTES.
    Exceção: recebimento da dívida ativa, que representa fato permutativo e, assim, é não efetiva.

    Receita orçamentária nao efetiva ou por mutação patrimonial:
    não acrescentam ao patrimônio público, pois se referem as entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem.
    Exemplo: RECEITAS DE CAPITAL.
    Exceção recebimento de transferências de capital, que causa acréscimo patrimonial e, portanto, é efetiva.